CLIMATOLOGIA ESCOLAR - SABERES E PRÁTICAS
Resumo
Atualmente, é possível acessar a previsão do tempo na tela dos
computadores ou assistir pela televisão a predição das condições
meteorológicas que serão utilizadas pelas pessoas para realizarem ou
planejarem suas atividades diárias. No entanto, estas informações não
são interpretadas de forma correta pelo público usuário, seja pela
dificuldade de predição em longo prazo das condições meteorológicas ou
pela clareza e precisão temporo-espacial dos prognósticos do tempo
atmosférico. Nesse contexto, a Geografia Escolar tem como eixo norteador
os conteúdos físico-naturais, no qual o tema clima e a previsão do
tempo são abordados em sua plenitude no Ensino Fundamental II. Este
artigo apresenta uma pesquisa voltada para a transmissão e apropriação
de noções básicas do tema clima e a previsão do tempo, tendo como
universo de pesquisa, a escola. Nosso foco voltar-se-á para a formação
de professores de Geografia do Ensino Fundamental II, com intuito de
desenvolver, avaliar e aplicar atividades didáticas, utilizando
diferentes dispositivos didáticos, tais como o “galinho do tempo”,
estação meteorológica e os saberes populares. A intervenção terá como
meta principal promover a relação dialógica entre sociedade e natureza,
empregando a pesquisa-ação como norteador metodológico
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Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - pISSN 0100-7912 - eISSN 1983-8700 está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >