UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO
Resumo
Este trabalho visa apresentar algumas reflexões acerca da
Educação Ambiental, em união ao aporte teórico da educação do campo sob a
ótica do materialismo histórico-dialético. Para tanto, buscou-se
refletir a respeito da importância da educação do campo, relacionando-a
com a inserção da temática ambiental no processo de ensino-aprendizagem.
A partir das reflexões teóricas realizadas concluiu-se que para que se
tenha a formação de cidadãos críticos e responsáveis, empenhados numa
real transformação social, do local-global-local, faz-se necessário a
valorização do espaço onde estes vivem, respeitando os modos de vida de
cada sujeito. Nesse contexto torna-se cada vez mais imprescindível se
compreender a natureza enquanto totalidade, por meio da
indissociabilidade ente o ser humano e a própria natureza em uma relação
de dependência. Outro aspecto relevante é qualificar a formação
especializada dos docentes que irão atuar nas escolas do campo, buscando
realizar a reflexão sobre o contexto histórico-social e ambiental que
vivem os educandos
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PDFRevista Formação (Online). ISSN: 1517-543X. E-ISSN: 2178-7298
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