Mulheres e charges políticas
a subversão pelo humor nos espaços públicos
Resumo
Objetiva-se analisar e dar visibilidade a mulheres que produzem (ou produziram) charges políticas no Brasil, discutindo aspectos relativos aos papéis sociais atribuídos a homens e mulheres e aos estudos de gênero. Na primeira seção, são apresentados conceitos e características da charge como um gênero textual permeado por aspectos políticos, críticos e humorísticos. Na segunda seção, optou-se pela apresentação analítica e descritiva, nos limites deste artigo, do trabalho de três cartunistas brasileiras e suas biografias: Nair de Teffé, Patrícia Galvão (Pagu) e Hilde Weber. Em seguida, discute-se a produção atual de charges por mulheres no Brasil e o trabalho de coletivos que trabalham em prol da visibilização dessas obras. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e documental.
Downloads
Copyright (c) 2018 Revista Espacialidades
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)