A Educação na Fronteira: Características do Processo de Ensino-aprendizagem no Município de Pato Bragado (Paraná-Brasil)

Vanderson Rafael Muller Dapper, Marli Terezinha Szumilo Schlosser

Resumo


Na pesquisa em questão considerou-se a fronteira como espaço social que extrapola os limites políticos e cartográficos dos países com as interações que as populações fronteiriças estabelecem entre si. Objetiva-se discutir neste trabalho as características da educação desenvolvida nos espaços de fronteira. Para tanto, procedeu-se a investigação sobre o processo de ensino-aprendizagem na perspectiva das professoras de Geografia do município de Pato Bragado (Paraná-Brasil). Desse modo, observou-se a presença de vários estudantes paraguaios no educandário que enfrentam dificuldades quando matriculados e inseridos nas escolas bragadenses. Desta forma permite considerar que as escolas da fronteira necessitam se apropriar da diversidade cultural e linguística existente no ambiente escolar e elaborar projetos educacionais a partir desta realidade.

Palavras-chave


Educação na fronteira; Diversidade cultural; Processo de ensino-aprendizagem.

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