Sistemas de engenharia e fluidez do capital: os impactos econômicos e sociais locais engendrados pela rodovia PRT-163
Resumo
A rodovia PRT-163 passou a ligar os municípios paranaenses de
Toledo e Marechal Cândido Rondon, função até então desempenhada pela
PR-239, onde se localizam a sede do município de Quatro Pontes e os
distritos de Novo Sarandi e Vila Nova, ligados à comarca de Toledo. Com o
acabamento das obras da rodovia PRT-163, o trajeto entre Toledo e
Marechal Cândido Rondon foi encurtado em cerca de 17 quilômetros. Por
meio de levantamento de dados primários nos núcleos de Quatro Pontes,
Novo Sarandi e Vila Nova, este artigo procura analisar se há ou não a
possibilidade de ocorrer algum impacto econômico e social nesses centros
em função da reorientação de boa parte do fluxo de veículos da PR-239
para a PRT-163. Concluiu-se que as perdas financeiras, resultantes da
nova orientação do trânsito, serão mínimas e compensadas pelos ganhos de
qualidade de vida
Palavras-chave
fluidez do capital; impactos econômico e social; rodovia PRT-163
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R. Paranaense Desenv. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Curitiba, PR, Brasil, ISSN 2236-5567 (online) e ISSN 0556-6916 (impresso) - revista@ipardes.pr.gov.br
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