Sistemas de engenharia e fluidez do capital: os impactos econômicos e sociais locais engendrados pela rodovia PRT-163

Cleverson Alexander Reolon, Valmir de Souza, Pery Francisco Assis Shikida

Resumo


A rodovia PRT-163 passou a ligar os municípios paranaenses de Toledo e Marechal Cândido Rondon, função até então desempenhada pela PR-239, onde se localizam a sede do município de Quatro Pontes e os distritos de Novo Sarandi e Vila Nova, ligados à comarca de Toledo. Com o acabamento das obras da rodovia PRT-163, o trajeto entre Toledo e Marechal Cândido Rondon foi encurtado em cerca de 17 quilômetros. Por meio de levantamento de dados primários nos núcleos de Quatro Pontes, Novo Sarandi e Vila Nova, este artigo procura analisar se há ou não a possibilidade de ocorrer algum impacto econômico e social nesses centros em função da reorientação de boa parte do fluxo de veículos da PR-239 para a PRT-163. Concluiu-se que as perdas financeiras, resultantes da nova orientação do trânsito, serão mínimas e compensadas pelos ganhos de qualidade de vida

Palavras-chave


fluidez do capital; impactos econômico e social; rodovia PRT-163

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R. Paranaense Desenv. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Curitiba, PR, Brasil, ISSN 2236-5567 (online) e ISSN 0556-6916 (impresso) - revista@ipardes.pr.gov.br

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