RODOVIAS EM REAS URBANIZADAS E SEUS IMPACTOS NA PERCEPÇÃO DOS PEDESTRES / Impacts of highways in urban sites – the pedestrians’ perception
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de opinião,
aplicada em pessoas residentes numa faixa da área urbana de Uberlândia –
MG, localizada ao longo da rodovia BR-050, realizada para determinar a
importância dos impactos resultantes do Efeito Barreira e dos atributos
de caracterização destes impactos. O Efeito Barreira refere-se aos
efeitos das infra-estruturas de transporte sobre os deslocamentos
realizados por modos não motorizados. O método empregado para determinar
o grau de importância das variáveis de caracterização dos impactos
resultantes do Efeito Barreira e dos atributos de definição destas
variáveis consistiu na aplicação de um questionário, elaborado segundo
as recomendações propostas por Likert e da utilização do Método dos
intervalos sucessivos para determinar as distâncias entre os elementos
de uma escala. Tal método apresentou-se apropriado, de fácil aplicação e
produziu elementos suficientes para a análise. Os resultados mostraram
que existem restrições aos deslocamentos a pé realizados pelos moradores
de uma área urbana seccionada por uma rodovia (os efeitos), resultantes
do Efeito Barreira, como também permitiram identificar a importância
dos atributos de definição destas restrições (as causas).
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PDFRevista Sociedade & Natureza. ISSN:1982-4513
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