RODOVIAS EM REAS URBANIZADAS E SEUS IMPACTOS NA PERCEPÇÃO DOS PEDESTRES / Impacts of highways in urban sites – the pedestrians’ perception

Sílvio Barbosa da Silva Júnior, Marcos Antonio Garcia Ferreira

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de opinião, aplicada em pessoas residentes numa faixa da área urbana de Uberlândia – MG, localizada ao longo da rodovia BR-050, realizada para determinar a importância dos impactos resultantes do Efeito Barreira e dos atributos de caracterização destes impactos. O Efeito Barreira refere-se aos efeitos das infra-estruturas de transporte sobre os deslocamentos realizados por modos não motorizados. O método empregado para determinar o grau de importância das variáveis de caracterização dos impactos resultantes do Efeito Barreira e dos atributos de definição destas variáveis consistiu na aplicação de um questionário, elaborado segundo as recomendações propostas por Likert e da utilização do Método dos intervalos sucessivos para determinar as distâncias entre os elementos de uma escala. Tal método apresentou-se apropriado, de fácil aplicação e produziu elementos suficientes para a análise. Os resultados mostraram que existem restrições aos deslocamentos a pé realizados pelos moradores de uma área urbana seccionada por uma rodovia (os efeitos), resultantes do Efeito Barreira, como também permitiram identificar a importância dos atributos de definição destas restrições (as causas).

Texto completo:

PDF




Revista Sociedade & Natureza. ISSN:1982-4513

As submissões são recebidas em regime de fluxo contínuo. Informações sobre o modo de submissão e da revista na seção SOBRE.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Indexado em: