A modernidade nas teias da floresta: o Brasil na exposição Universal da Filadélfia de 1876

Marina Monteiro Machado, Monica de Souza Nunes Martins

Resumo


O presente artigo realiza uma breve discussão sobre os aspectos que envolvem a concepção de modernidade inserida na participação do Brasil nas Exposições Universais da segunda metade do século XIX, especialmente a partir do exemplo da exposição da Filadélfia, em 1876, problematizando o contraponto geralmente abordado entre desenvolvimento tecnológico e exibição de recursos naturais pela historiografia. Pretende-se mostrar como o Brasil se inseriu nesses grandes eventos internacionais a partir da divulgação das suas riquezas naturais, como parte da construção de uma dada noção de modernidade que atendia aos interesses de vários setores proprietários no país.


Palavras-chave


Exposições Universais; Modernização; Riquezas Naturais

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2177-5230.2017v32n65p68

Geosul, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. eISSN 2177-5230

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.