MEMÓRIA DE EVENTOS ENOS NA PRECIPITAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL
Resumo
Neste estudo, buscou-se identificar as áreas de precipitação na América do Sul (AS) mais bem correlacionadas linearmente com a temperatura de superfície do oceano (TSM), nas regiões de Niño 1+2, 3, 3.4 e 4 do Pacífico Equatorial, na escala mensal. Os cálculos foram realizados para dados com e sem defasagem temporal, para o período de 1978 a 2005. Além da TSM, foram considerados o Índice de Oscilação Sul e o Multivariate ENSO Index. Áreas com maiores valores de correlação positiva e negativa foram encontradas, respectivamente, ao sul do Brasil, nordeste da Argentina e Paraguai e, ao norte da AS. A precipitação da região norte da AS apresenta altos valores de correlação com os índices climáticos oceânicos para defasagens maiores que a precipitação da região sudeste. Para defasagens temporais maiores que seis meses, os valores de correlação não são estatisticamente significativos. Assim, sugere-se que o sinal do Pacífico seja mais persistente na precipitação do norte da AS em comparação à precipitação da região sudeste. Em valores absolutos, o El Niño-Oscilação Sul está mais relacionado à precipitação da região Norte do Brasil enquanto que em valores relativos à precipitação da região Nordeste do Brasil apresenta maior decréscimo para casos de El Niño.
Downloads
Copyright (c) 2015 Elaine Rosângela Leutwiler Di Giacomo Silva, Maria Elisa Siqueira Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).