Habilidades e competências no pensar e fazer geomorfologia: proposta para a formação em geografia
Resumo
As raras contribuições acerca de habilidades necessárias para o pensar e o fazer geomorfologia, em Geografia, constitui a motivação principal que norteia este trabalho. Amparado em noções acerca de habilidade e competência cunhadas por pesquisadores da área educacional e na revisão de literatura pertinente à edificação do conhecimento geomorfológico, propõe-se um guia de referência para a avaliação do desempenho de estudantes de graduação em Geografia, referentes aos conteúdos de geomorfologia. Nesse guia, apresentam-se e discutem-se habilidades identificadas em leituras e discussões sobre conceitos, noções, visualização e representação espacial, importantes ao raciocínio geomorfológico. As habilidades foram organizadas em três eixos referentes: i) ao entendimento conceitual e ao raciocínio geomorfológico; ii) à representação geomorfológica: linguagem imagética e iii) à Linguagem.Downloads
Referências
ABREU, Adilson A. Análise geomorfológica: reflexão e aplicação uma contribuição ao conhecimento das formas de relevo no Planalto de Diamantina. 1982. 296 f. Tese (Livre docência) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1982.
AB’SABER, Aziz N. Um conceito de Geomorfologia a serviço das pesquisas sobre o quaternário. Geomorfologia. São Paulo, USP/Instituto de Geografia, n.18, 1969, p.1-22.
AMARAL, Ilídio. Aspectos da evolução da Geomorfologia. Notícias Geomorfológicas. Campinas, 9(16): 3 -18, dez, 1969.
AUGUSTIN, Cristina H. R. O futuro da Geografia Física. Boletim Geografia Teorética. Rio Claro, São Paulo: Rio Claro, SP: Associação de geografia teorética, 15 (29-30):141-153, 1985.
AUGUSTIN, Cristina H. R. Algumas considerações sobre as várias tendências do estudo geomorfológico. Revista Geografia e Ensino. Belo Horizonte, 2(2), p. 30-40, dez. 1984.
BIROT, Pierre. Les méthodes de la morphologie. Paris: Presses Unviersitares de France, 1955.
CECCHET, Janira M. Iniciação cognitiva do mapa. 1982. 186 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo, 1982.
CHRISTOFOLETTI, Antônio. Geomorfologia. São Paulo: Edgard Blücher, 1980.
CHRISTOFOLETTI, Antônio. O Desenvolvimento da Geomorfologia. Notícia Geomorfológica. Campinas, 12(13):13-30, jun. 1972.
CHOI, J. Sex Differences in spatial abilities in humans: two levels of explanation. In: VOKEY, J. R.; ALLEN, S. W. Psychological Sketches. 5. ed. Lethbridge: Department of Psychology and Neuroscience, University of Lethbridge, 2001 apud SEABRA, Rodrigo D.; SANTOS, Eduardo T. Proposta de desenvolvimento da habilidade de visualização espacial através de sistemas estereoscópicos. In: CONGRESO NACIONAL Y 1RO. INTERNACIONAL, 4. Rosario, Argentina. p. 6-8 oct. 2004. Disponível em <http://rodrigoduarte.pcc.usp.br/Artigos/EGRAFIA_2004.pdf> Acesso em: 08 out. 2007.
ELIOT, John.; SMITH, Ian. M. An International Directory of Spatial Tests. Windsor, UK: NFER-Nelson,1983 apud ISHIKAWA, Toru; KASTENS, Kim A. Why some students have trouble with maps and other spatial representations. Journal of Geoscience Education. v. 53, n. 2, mar., 2005, p. 184-97.
GRANGER, Gaston G. Essai d’une philosophie du style. Paris: A. Colin. [1968] 1988 apud JOBERT, Guy. A profissionalização: entre competência e reconhecimento social. In: ALTET, Marguerite; PAQUAY, Léopold.; PERRENOUD, Philippe. A profissionalização dos formadores de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003. Cap.11, p. 221-244.
GREGORY, Ken J. A natureza da geografia física. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.
ISHIKAWA, Toru; KASTENS, Kim A. Why some students have trouble with maps and other spatial representations. Journal of Geoscience Education. v. 53, n. 2, mar., 2005, p. 184-197.
ISHIKAWA, Toru. Spatial knowledge acquisition in the environment: The integration of separately learned places and the development of metric knowledge, Doctoral dissertation, University of California, Santa Barbara 2002 apud ISHIKAWA, Toru; KASTENS, Kim A. Why some students have trouble with maps and other spatial representations. Journal of Geoscience Education. v. 53, n. 2, mar., 2005, p. 184-97.
JOBERT, Guy. A profissionalização: entre competência e reconhecimento social. In: ALTET, Marguerite; PAQUAY, Léopold.; PERRENOUD, Philippe. A profissionalização dos formadores de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003. Cap.11, p. 221-244.
KALI, Yael; ORION, Nir. Spatial abilities of High-school students in the perception of Geologic structures. Journal of research in Science Teaching, v. 33, n. 4,1996, p. 369-391.
KING, Helen. Understanding spatial literacy: cognitive and curriculum perspectives. Planet, Plymonth, n. 16, p. 26-28, 2006. Disponível em: <http://www.gees.ac.uk/planet/p17/hk.pdf> Acesso em: 10 out. 2007.
LEUZINGER, Victor. R. Controvérsias geomorfológicas. 1948. 208 f. Tese (Provimento do cargo de catedrático de Geografia Física) – Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, 1948.
LIBARKIN, Julie C.; BRICK, Christine. Research methodologies in science education: visualization and the geosciences. Journal of Geoscience Education, v. 50, n. 4, 2002, p. 449-455.
LIBEN, L., S.; DOWNS, R. M. Understanding person-space-map relations: cartographic and developmental perspectives. Developmental Psychology, v. 29, p. 739-752, 1993 apud ISHIKAWA, Toru; KASTENS, Kim A. Why some students have trouble with maps and other spatial representations. Journal of Geoscience Education. v. 53, n. 2, mar. 2005, p. 184-197.
LINN, M.; PETERSEN, A. C. Emergence and characterization of sex differences in spatial ability: A meta-analysis, Child Development, 56:1479-1498. 1985 apud KING, Helen. Understanding spatial literacy: cognitive and curriculum perspectives. Planet, Plymonth, n. 16, p. 26-28, 2006. Disponível em: <http://www.gees.ac.uk/planet/p17/hk.pdf> Acesso em: 27 mai. 2013.
MACHADO, Nilson J. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez, 2000.
MARINHO, Eduardo G. do A. Desenvolvimento e natureza da geomorfologia. Cadernos IG/UNICAP. Campinas: UNICAMP, v. 5, n. 1, 1995, p. 9 -21.
MARQUES, Jorge S. Ciência Geomorfológica. In: Guerra, A. J. T.; CUNHA, S. B. da. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994, p. 23-50.
MORETTO, Vasco. P. Prova: um momento privilegiado de estudo, não de um acerto de contas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
PERRENOUD, Philippe. 10 Novas competências para ensinar. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Tradução de Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
PITTY, Alistair. The nature of Geomorphology. London: Methuen & Cia, 1982.
POZO, Juan I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002
REYNAUD, A. Épistémologie de la Géomorphologie. Paris: Masson et Cie, 1971.
RHOADS, Bruce L.; THORN Colin E. The Scientific Nature of Geomorphology. England: johnWiley & Sons, Ltd., 1996.
SEABRA, Rodrigo D.; SANTOS, Eduardo T. Proposta de desenvolvimento da habilidade de visualização espacial através de sistemas estereoscópicos. In: CONGRESO NACIONAL Y 1RO. INTERNACIONAL, 4. Rosario, Argentina–6 a 8 de octubre, 2004. Disponível em <http://rodrigoduarte.pcc.usp.br/Artigos/EGRAFIA_2004.pdf> Acesso em: 08 out. 2007.
SOUZA, Carla J. O. Geomorfologia no ensino superior: difícil, mas interessante! Por quê? Uma discussão a partir dos conhecimentos e das dificuldades entre graduandos de geografia – IGC/UFMG. Belo Horizonte. 2009. 268 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.
SOUZA, Carla J. O. Ensino de Geomorfologia contextualizado na transposição didática. In: SIMPÓSIO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, 10., 2003, Rio de Janeiro, Anais... Rio de Janeiro: UERJ, nov. 2003, p. 156-165.
SUERTEGARAY, Dirce M. A. Geomorfologia: novos conceitos e abordagens. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, 7., 1997, Curitiba. Anais... Curitiba, 1997, p. 24-30.
SUERTEGARAY, Dirce M. A. O que ensinar em Geografia (física)? In: REGO, Nelson; SUERTEGARAY, Dirce; HEIDRICH, Álvaro (Org.) Geografia e Educação. Geração de Ambiências. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2000, p.97-106.
SUERTEGARAY, Dirce M. A; NUNES, João O. R. A natureza da Geografia Física na Geografia. Terra Livre – AGB. São Paulo: AGB, São Paulo, n.17, 2001, p.11-24.
SUERTEGARAY, Dirce. M. A. Tempos longos... tempos curtos... na análise da Natureza. Geografares, Vitória, 2002, p. 159-163.
THORNBURY, William. Alguns conceptos fundamentals. In: THORNBURY, William. Princípios de Geomorfologia. Tradução de K. C Turner. Buenos Aires: Kapelusz, 1965. p. 11-16; 17-35. Título original: Principles of Geomorphology.
TRICART, Jean L. F. Principes et méthodes de la geomorphologie, Paris: Masson, 1965.
Copyright (c) 2015 Carla Juscélia Oliveira SOUZA, Roberto Célio Valadão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.