A EDUCAÇÃO ESCOLAR, O ENSINO DE GEOGRAFIA E OS ASPECTOS SOCIOCULTURAIS DA POPULAÇÃO DO CAMPO
Resumo
Resumo: Este texto propõe uma discussão sobre a educação escolar
voltada para a população rural, ressaltando a necessidade de considerar o
contexto do campo, no que se refere à sua cultura específica, como
também o modo de viver, de organizar a família, o trabalho e o
cotidiano. Ao trazer as referências culturais das pessoas para a sala de
aula, o trabalho pedagógico fomenta sua recriação e reprodução
coletiva, o que orienta a formação humana. Para a execução do trabalho
foi efetuado um levantamento bibliográfico sobre a educação escolar
rural e o ensino de geografia, o conteúdo dos livros didáticos e os
trabalhos que exploram a realidade local do município de Catalão (GO),
particularmente, das comunidades rurais, além de uma sistematização,
análise e representação de dados e informações de fontes primárias e
secundárias. Acredita-se que ao trazer a vivência do aluno para a sala
de aula poder-se-á estimular a motivação, o interesse e o envolvimento
dos mesmos pela construção do saber. Parte-se do princípio que a
educação como contribuição à humanização do ser humano é pautada no
pressuposto de que os seres humanos nascem inconclusos, inacabados,
tornando-se humanos ou desumanos no decorrer da vida, de acordo com suas
experiências individuais, coletivas e dos grupos sociais com os quais
convivem. Palavras-chave: Educação escolar rural. Conteúdos escolares em
Geografia. Construção do saber. Catalão (GO).
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