SOBRE AS GEOGRAFIAS QUE APRENDO E ENSINO: A QUESTÃO DO CONHECIMENTO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO EM IRATI, PARANÁ

Daniel Luiz Stefenon

Resumo


O estudo de caso que deu origem a este texto procurou identificar as representações dos estudantes de licenciatura em Geografia da UNICENTRO, Campus de Irati/PR, acerca dos distanciamentos e aproximações entre a academia e a escola. A partir dos resultados da pesquisa e sua relação com os referentes teóricos acerca da temática em questão, aponta-se para uma necessária revisão dos princípios que fundamentam o processo formativo inicial do docente, em especial do curso em questão, os quais estejam mais fortemente identificados com a escola, compreendida como um locus tanto de partilha de identidades, como também, promotor de equidade de acesso ao chamado “conhecimento poderoso”.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES-MAZZOTI. Alda Judith. Representações da identidade docente: uma contribuição para a formulação de Políticas. Revista Ensaio, v. 15, n. 57. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 2007.

BERNSTEIN, Basil. La estructura del discurso pedagógico. Madrid: Ediciones Morata, 1993.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.

FARR, Robert. Representações sociais: a teoria e sua história. In: GUARESCHI, Pedrinho; JOVCHELOVITCH, Sandra. Textos em representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1995.

GATTI, Bernadette Angelina. A. Formação dos professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, v. 31, n. 113. Campinas: Unicamp, 2010.

MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003.

NÓVOA, António (Org.) Os Professores e a sua formação. Lisboa. Publicações Dom Quixote. 1995.

SACRAMENTO, Ana Cláudia Ramos. O currículo na construção do conhecimento geográfico: Um estudo da ação docente de duas escolas estaduais em São Paulo. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação, USP. São Paulo: 2007.

SACRISTÁN, Jesus Gimeno. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática? In: SACRISTÁN, Jesus Gimeno e GÓMEZ, Angel Perez. Compreender e Transformar o Ensino. Porto Alegre, Artmed, 2000.

SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 2010.

YOUNG. Michael. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade. Vol. 28, no. 101, p. 1287-1302. Campinas, Unicamp, 2007.

____________ O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação. Vol. 16, no. 48. S/d, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2236499415939

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexações e Bases Bibliográficas