EDUCAÇÃO E METROPOLIZAÇÃO: O CASO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NAS ÁREAS CENTRAIS E VALORIZADAS DE SÃO PAULO
Resumo
Esta pesquisa aborda a relação da escola pública com a geografia
dos lugares. Analisa os nexos entre a urbanização e as políticas
educacionais em São Paulo. A questão consiste em compreender a situação
das escolas centrais, que pertenceram aos antigos bairros, diante das
adequações funcionais e do desinteresse das camadas médias e altas. O
estudo de caso da EE Prof. Antonio Alves Cruz permitiu apreender a
metamorfose da escola de bairro, e seu dilema para sobreviver no centro
da cidade. Encontrou solução na ampliação do seu raio de ação, atingindo
pontos distintos da metrópole; adequou-se a diversas modalidades de
ensino; aceitou diversas formas de uso. Em alguns momentos seus
personagens se encontram, porém, o que ressalta é o quadro preocupante
de desintegração da comunidade escolar, que a deixa vulnerável perante
os ajustes dos órgãos superiores de ensino.