A Cartografia como recurso à superação da abstração geográfica: do ensino pensado ao executado no contexto escolar do Ensino Fundamental / Cartography as an instrument to overcome geographic abstraction: from the planned to the performed teaching in the scholar context
Resumo
A Cartografia visa à representação de fenômenos e objetos na superfície terrestre e, ao mesmo tempo, instrumentaliza localização, posicionamento e orientação espacial. Na academia, ela participa no currículo de formação do professor de Geografia e é ensinada na educação básica articulada aos temas geográficos. Enquanto distintas obras tratam da forma, abordagem e o momento de inserir a Cartografia em sala, outras demonstram preocupação acerca da materialidade e aplicação dessas concepções pelo docente, e apesar da relevância desses trabalhos, pesquisas direcionadas a investigar a prática do ensino de Cartografia no âmbito escolar e seu reflexo na aprendizagem estudantil são mais restritas. Frente a essa conjuntura e reconhecendo a missão do professor de ensinar a Geografia usando a Cartografia, uma vez que seus produtos podem aproximar o aluno dos fenômenos e assim afastar a abstração incorporada aos temas da disciplina, o presente trabalho busca responder a questão ligada à prática do ensino de Cartografia em sala de aula e à percepção dos alunos acerca de sua contribuição à aprendizagem geográfica. Para tanto, uma pesquisa foi realizada com discentes do Ensino Fundamental em Belém, Pará. Os dados revelaram que, embora todos conheçam a Cartografia, a maioria negou o uso de seus produtos e um terço a considerou didaticamente irrelevante. Os resultados forneceram um indicativo do ensino de Cartografia que tem sido executado no contexto escolar e mostram como o subuso tem contribuído para uma percepção distorcida acerca de sua utilidade pedagógica.
Palavras–chave: Ensino-aprendizagem, Espaço geográfico, Representação cartográfica, Professor.
Abstract
The use of Cartography aims to represent phenomena and objects on the surface and, at the same time, to facilitate localisation, positioning and spatial orientation. At the academy, cartography is part of the professional curriculum of Geography teachers and is taught in the Basic Education articulated among Geography studies. While many authors argue the existence of a more appropriate moment and the methods to teach cartography, others argue whether it has been effective teaching at all. Despite these publications, studies aimed at investigating the practice of teaching Cartography and their effect on student learning are more restricted. Thus, in addition to recognising that Geography teaching implies using cartography, considering as an essential instrument on the learning process because it uses to provide a closer between students and the subject matter. In order to approach the issue related to the practical teaching of Cartography in school and their effects on students learning, research was conducted on students from the Primary School in Belém, Brazil. The collected data highlight that although every student knows cartography, most of them do not use it and one-third of the students consider its teaching irrelevant. The obtained results may support to portray cartography applied in the scholar context and to highlight how its underuse has been contributing to a distorted perception of its pedagogical importance.
Keywords: Learning, Space Geographical, Cartographic Representation, Teacher.
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