Uma viagem sócio-histórica pelas noções e pelos conceitos de Cartografia nos livros didáticos brasileiros de 1824 a 2002
Resumo
O presente artigo apresenta como foco principal o processo de
investigação da evolução histórica das noçõese dos conceitos de
Cartografia trabalhados como conteúdo nas escolas brasileiras, de 1824
até 2002, eseu papel no estabelecimento de uma cultura geográfica
escolar. Identifica alternâncias, permanências etransformações
curriculares desses conteúdos no período investigado, tomando como
fontes da pesquisaos programas curriculares oficiais, mas, sobretudo, os
compêndios e os livros didáticos de Geografiadirigidos aos alunos do
primeiro ano do ensino secundário brasileiro. Por meio dessa visão
sócio-históricado currículo, evidenciam-se importantes diferenças
epistemológicas, entre o saber geográfico científico e,o saber
geográfico escolar.
Palavras-chave
Geografia escolar; Cartografia; Currículo; Livro didático; Cultura escolar
Texto completo:
PDF
