A PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DOS LIVRO DIDÁTICOS UTILIZADOS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM PORTO NACIONAL – TO

Laurecy Rodrigues Freire, Carolina Machado Rocha Busch Pereira

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como é abordado o conceito de paisagem por professores e livro didático, no ensino médio, nas escolas públicas estaduais e federais de Porto Nacional – TO. Foram analisados os livros didáticos de Geografia de 08 escolas de Educação Básica da Rede Pública Estadual de Porto Nacional (sendo 02 escolas rurais) e 01 instituição federal. Para atingirmos esse objetivo geral iniciamos nosso trabalho com uma revisão bibliográfica com a análise das transformações do conceito de paisagem na história da ciência geográfica e posteriormente analisamos como o conceito de paisagem é abordado pelas coleções didáticas adotadas pelas escolas. Constatou-se que o conceito de paisagem aparece com mais frequência no primeiro ano do ensino médio e apresenta-se a partir de distintas abordagens teóricas e metodológicas. A pesquisa encontra-se em andamento com dados e resultados preliminares.

Palavras-chave


ensino de geografia

Texto completo:

PDF


Comissão Editorial
Programa de Pós-Graduação em Geografia Instituto de Geociências Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43113
91.540-000, Porto Alegre, RS, Brasil
Telefone: 55 51 3308 6569
Fax: 55 51 3308 9843
E-mail: para-onde@ufrgs.br