A PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DOS LIVRO DIDÁTICOS UTILIZADOS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM PORTO NACIONAL – TO
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como é
abordado o conceito de paisagem por professores e livro didático, no
ensino médio, nas escolas públicas estaduais e federais de Porto
Nacional – TO. Foram analisados os livros didáticos de Geografia de 08
escolas de Educação Básica da Rede Pública Estadual de Porto Nacional
(sendo 02 escolas rurais) e 01 instituição federal. Para atingirmos esse
objetivo geral iniciamos nosso trabalho com uma revisão bibliográfica
com a análise das transformações do conceito de paisagem na história da
ciência geográfica e posteriormente analisamos como o conceito de
paisagem é abordado pelas coleções didáticas adotadas pelas escolas.
Constatou-se que o conceito de paisagem aparece com mais frequência no
primeiro ano do ensino médio e apresenta-se a partir de distintas
abordagens teóricas e metodológicas. A pesquisa encontra-se em andamento
com dados e resultados preliminares.
Palavras-chave
ensino de geografia
Texto completo:
PDFComissão Editorial
Programa de Pós-Graduação em Geografia Instituto de Geociências Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43113
91.540-000, Porto Alegre, RS, Brasil
Telefone: 55 51 3308 6569
Fax: 55 51 3308 9843
E-mail: para-onde@ufrgs.br