LUGAR TURÍSTICO E TERRITÓRIO USADO: contribuições teóricas ao estudo do Turismo a partir da Geografia de Milton Santos
Resumo
TOURIST PLACE AND USED TERRITORY: theoretical contributions of the Tourism study from the Geography of Milton Santos
LUGAR TURÍSTICO Y TERRITORIO USADO: contribuciones teóricas al estudio del Turismo a partir de la Geografía de Milton Santos
RESUMO
A
Geografia do turismo não constitui em si mesma uma nova ciência
geográfica, mas sim, uma forma de abordar o turismo pelo viés
geográfico. O objetivo deste ensaio é apresentar uma proposta de
abordagem do fenômeno do turismo a partir da Geografia Nova, de Milton
Santos, utilizando seu arcabouço teórico para apreender o processo de
produção do espaço geográfico pelo turismo, acrescentando ao diálogo
outros autores e perspectivas e incluindo ao debate o conceito de Lugar
Turístico como ferramenta para identificar o turismo no espaço
geográfico e a categoria analítica do território usado como meio para
operacionalizar a geografia miltoniana na apreensão do turismo no lugar.
Na primeira parte deste ensaio discutimos o conceito de espaço
geográfico e suas características ontológicas dentro da perspectiva da
geografia de Milton Santos, sublinhando a categoria analítica do
território usado. Na segunda parte incluímos o conceito de lugar
turístico como fio condutor na identificação do turismo pela geografia.
Na última parte apontamos elementos metodológicos para a realização de
estudos sobre o turismo no espaço geográfico dentro da perspectiva
apresentada neste ensaio. O lugar turístico é o conceito geográfico que
permite identificar a materialização do turismo no espaço geográfico e o
território usado a categoria analítica que permite apreender turismo no
espaço. A análise geográfica do turismo deve levar em consideração as
relações contraditórias entre os agentes que atuam na produção do lugar
turístico que desvelam uma realidade complexa nos territórios onde há
sua presença.
Palavras-chave: Turismo; Território Usado; Lugar Turístico.
ABSTRACT
The
geography of tourism is not in itself a new geographical science, but
rather a way of approaching tourism by geography. The objective of this
paper is to present a proposal to approach the phenomenon of tourism
from the Geografia Nova, by Milton Santos, using its theoretical
framework to apprehend the process of production of geographical space
by tourism, adding to the dialogue other authors and perspectives and
including to the debate the concept of Tourist Place as a tool to
identify tourism in the geographical space and the analytical category
of the territory used as a means to operationalize the Miltonian
geography in the apprehension of tourism in the place. In the first part
of this paper we discuss the concept of geographic space and its
ontological characteristics within the perspective of Milton Santos's
geography, underlining the analytical category of the territory used. In
the second part we include the concept of tourist place as a guiding
principle in the identification of tourism by geography. In the last
part we point out methodological elements for the study about tourism in
the geographic space within the perspective presented in this paper.
The tourist place is the geographical concept that allows to identify
the materialization of the tourism in the geographical space and the
territory used the analytical category that allows to seize tourism in
the space. The geographic analysis of tourism must take into account the
contradictory relations between the agents that act in the production
of the tourist place that reveal a complex reality in the territories
where it is present.
Keywords: Tourism; Territory Used; Touristic Place.
RESUMEN
La
geografía del turismo no constituye en sí misma una nueva ciencia
geográfica, sino una forma de abordar el turismo por la geografía. El
objetivo de este ensayo es presentar una propuesta de abordaje del
fenómeno del turismo a partir de la Geografía Nova, de Milton Santos,
utilizando su marco teórico para aprehender el proceso de producción del
espacio geográfico por el turismo, añadiendo al diálogo otros autores y
perspectivas e incluyendo al debate el concepto de Lugar Turístico como
herramienta para identificar el turismo en el espacio geográfico y la
categoría analítica del territorio usado como medio para operacionalizar
la geografía miltoniana en la aprehensión del turismo en el lugar. En
la primera parte de este ensayo discutimos el concepto de espacio
geográfico y sus características ontológicas dentro de la perspectiva de
la geografía de Milton Santos, subrayando la categoría analítica del
territorio usado. En la segunda parte incluimos el concepto de lugar
turístico como hilo conductor en la identificación del turismo por la
geografía. En la última parte apuntamos elementos metodológicos para la
realización de estudios sobre el turismo en el espacio geográfico dentro
de la perspectiva presentada en este ensayo. El lugar turístico es el
concepto geográfico que permite identificar la materialización del
turismo en el espacio geográfico y el territorio usado a la categoría
analítica que permite aprehender el turismo en el espacio. El análisis
geográfico del turismo debe tener en cuenta las relaciones
contradictorias entre los agentes que actúan en la producción del lugar
turístico que desvelan una realidad compleja en los territorios donde
hay su presencia.
Palabras clave: Turismo; Territorio Usado; Lugar Turístico.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v4n15p197-221
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
ISSN 2446-6549
INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:
DOAJ | Periódicos CAPES | CLASE | BIBLAT | REDIB | LATINDEX | DIADORIM | SUMÁRIOS.ORG | RCAAP | CROSSREF | Google Scholar | LivRe!| LatinREV | Actualidade Iberoamericana | ResearchBib | OAJI.net | Scilit | DRJI | PBN | Scientific Indexing Services | PKP INDEX | OpenAIRE | Open Science Diretory - EBSCO | AGORA-FAO |Biblioteke Virtual | JIFACTOR | MIAR | JOURNAL FACTOR |