O aluno brasiguaio no contexto do Mercosul: o movimento e a invisibilidade como tática de sobrevivência na tríplice fronteira (BR, PY e AR ─ 2002-2011)
Resumo
O desenvolvimento regional proposto pelo Mercosul intensificou as relações entre Brasil e Paraguai (Tríplice Fronteira - BR, AR e PY). Essas relações concebem direitos aos sujeitos migrantes de cada lado da fronteira, mas podem também agir com perversidade sobre os portadores de cultura híbrida e minoritária, pela invisibilidade de sua situação intermediária. Este artigo estuda o movimento do aluno brasiguaio, no período de 2002 a 2011, em quatro estabelecimentos públicos de ensino localizados em Santa Terezinha de Itaipu, nessa região fronteiriça do lado brasileiro. Os formulários autopreenchidos pelos alunos e a análise de seus prontuários evidenciam a mobilidade e a invisibilidade criadas pelo desenvolvimento regional. Constata-se que essas estratégias são utilizadas pelo migrante como tática de sobrevivência na fronteira.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/ADOI: https://doi.org/10.5007/2177-5230.2017v32n65p182
Geosul, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. eISSN 2177-5230
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