A PESQUISA-AÇÃO: mediadora de ações em educação ambiental

Maria Beatriz Junqueira Bernardes, Valéria Guimarães Nehme

Resumo


A Educação Ambiental (EA) deve ser entendida como força motriz e como componente de transformação social inspirada no diálogo para busca da compreensão do mundo em sua complexidade e da vida em sua totalidade. A EA surgiu da necessidade de se apresentar um ‘novo’ papel para o homem em seu espaço de vivência. Seu caráter enfatiza a possibilidade de redefinir hábitos, atitudes e valores do ser humano. Uma vez que o homem é um ser da natureza, ele tem a responsabilidade de repensar a ética e o sentido da vida e de sua existência. Acredita-se que a pesquisa-ação seja procedimento metodológico valioso para a pesquisa e para a prática da EA, pois ela desempenha um papel ativo para equacionar os problemas socioambientais existentes e para acompanhar e avaliar as ações desencadeadas por esses problemas. Neste sentido, o objetivo deste artigo é evidenciar o papel da pesquisa-ação como mediadora de ações de EA

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