A PESQUISA-AÇÃO: mediadora de ações em educação ambiental
Maria Beatriz Junqueira Bernardes, Valéria Guimarães Nehme
Resumo
A Educação Ambiental (EA) deve ser entendida como força motriz e
como componente de transformação social inspirada no diálogo para busca
da compreensão do mundo em sua complexidade e da vida em sua totalidade.
A EA surgiu da necessidade de se apresentar um ‘novo’ papel para o
homem em seu espaço de vivência. Seu caráter enfatiza a possibilidade de
redefinir hábitos, atitudes e valores do ser humano. Uma vez que o
homem é um ser da natureza, ele tem a responsabilidade de repensar a
ética e o sentido da vida e de sua existência. Acredita-se que a
pesquisa-ação seja procedimento metodológico valioso para a pesquisa e
para a prática da EA, pois ela desempenha um papel ativo para equacionar
os problemas socioambientais existentes e para acompanhar e avaliar as
ações desencadeadas por esses problemas. Neste sentido, o objetivo deste
artigo é evidenciar o papel da pesquisa-ação como mediadora de ações de
EA
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