UM “ROLÉ” PELA CIDADE A PARTIR DO FUTEBOL E DO HIP HOP: A ESCOLA NA CIDADE
Resumo
O presente trabalho versa sobre os territórios das juventudes na
cidade e suas reverberações na escola pública de periferia em Juiz de
Fora, município localizado na Zona da Mata mineira. O objetivo central é
mostrar como a escola, território que é, faz com que seus/suas
estudantes se projetem na cidade a partir de vivências territoriais
construídas no cotidiano pelo espaço escolar, principalmente a partir do
futebol, da queimada e do movimento hip-hop. Considera-se que
estudantes constroem e se inserem num movimento dialético, que vai de
locais específicos da cidade à escola e volta à cidade com outras
significações territoriais. Assim, a texto subdivide-se em três partes. A
primeira aponta de maneira breve a importância em se considerar, neste
texto, as culturas (hegemônica e contra hegemônicas) do(a)s jovens na
cidade. A segunda parte desvela algumas relações territoriais existentes
entre juventudes citadinas na prática do futebol informal e da
queimada. Por fim, a terceira parte revela as dinâmicas territoriais do
movimento hip-hop em Juiz de Fora, como processo de r-existência da
cultura jovem. Ainda é válido destacar que este trabalho é permeado pela
metodologia de pesquisa qualitativa, o que propiciou mesclar
questionários e entrevistas semiestruturadas e manter diálogo com os
sujeitos da pesquisa.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.