DEMANDA DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CONDICIONANTES PARA A AQUISIÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS E AGROECOLÓGICOS PELA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO SUDOESTE DO ESTADO DO PARANÁ/Demand for products from family farms and conditions for the acquisition...

Rozane Marcia Triches, Joseane Carla Schabarum, Giovana Paludo Giombelli

Resumo


O objetivo do estudo foi verificar a demanda para alimentos da agricultura familiar e os fatores relatados pelos atores que frustram ou condicionam a aquisição de produtos orgânicos e agroecológicos pela alimentação escolar na região sudoeste do Paraná. Realizou-se um estudo a partir da análise de chamadas públicas de uma amostra representativa de municípios e entrevistas semiestruturadas em dois municípios, um que adquiria e outro que não adquiria alimentos orgânicos/ agroecológicos, com gestores, agricultores e consumidores. A maioria dos municípios analisados demandou mais que o mínimo de 30% para compra de produtos de agricultores familiares. Nenhuma chamada pública apresentou demanda por produtos orgânicos e agroecológicos, porém alguns municípios relataram a compra destes produtos. Verificou-se contradições entre os discursos, os quais baseiam-se no reconhecimento do modelo agroecológico pela sua virtuosidade ambiental e de saúde, mas descrédito quanto a sua viabilidade econômica. A compra de produtos da agricultura familiar está se consolidando, mas ainda falta conscientização, conhecimento, diálogos e políticas públicas que incentivem a aquisição de produtos ecológicos para a alimentação escolar. 


Palavras-chave


Alimentação Escolar. Agricultura familiar. Agroecologia. Compras públicas de alimentos. Desenvolvimento Rural

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXAÇÕES E BASES BIBLIOGRÁFICAS 
 
          

 Resultado de imagem para gale a cengage company          

 

Resultado de imagem para redibResultado de imagem para DOAJ logo

                         

ExLibris header image




IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada