Compartimentação do meio físico da área da Serra do Japi - Jundiaí (SP) em zonas de fragilidade quanto à degradação
Palavras-chave:
Compartimentação, zonas de fragilidade,
degradação, recuperação, Serra do
Japi
Resumo
A Serra do Japi faz parte do Planalto Atlântico Brasileiro e se formou há milhões de anos. É um importante mosaico geomorfológico que apresenta uma variedade de ecossistemas, diferenciados pelas suas características e funcionalidade, ocorrendo transições notadamente em vegetação, solo, relevo e geologia. A fim de se obter o melhor conhecimento da área de estudo e fazer correlações entre os fatores bióticos e abióticos presentes nas terras da Serra do Japi, localizadas no município de Jundiaí (SP), foi realizado um estudo utilizando-se como procedimento metodológico a compartimentação do meio físico. A compartimentação definiu áreas com características diferentes perante as atividades humanas desenvolvidas e a divisão da área de estudo em zonas de fragilidade; cada zona apresentou respostas distintas com relação às diferentes formas de degradação e quanto à possibilidade de manutenção dos recursos naturais e recuperação dos espaços degradadosDownloads
Publicado
2002-12-06
Como Citar
Cavalheiro, F., Jimenez Rueda, J., & Jesus,
N. (2002). Compartimentação do meio físico da área da Serra do Japi -
Jundiaí (SP) em zonas de fragilidade quanto à degradação. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (11), 85-100. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2002.123646
Edição
Seção
Artigos
Copyright (c) 2016 Felisberto Cavalheiro, Jairo Roberto Jimenez Rueda, Nilda de Jesus
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.