Reflexões sobre o ensino de geografia: educação patrimonial no Mucuripe, Fortaleza, CE, e a cartilha dos saberes coletivos
Resumo
Este trabalho é fruto de uma pesquisa de monitoria de projeto na graduação, denominado Escolas em Festa: a construção de cartilhas temáticas nas experiências de estágio supervisionado de Geografia, realizada no Laboratório de Estudos Geo-educacionais (LEGE), do Departamento de Geografia na Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo principal da atividade consistiu em promover uma base documental (didática) para iniciativas de educação patrimonial, no Mucuripe, bairro da cidade de Fortaleza. Com o auxílio de um banco de dados, elaborado sobre as manifestações populares que ocorrem no Ceará e sua dimensão territorial, pudemos observar alguns pontos onde os festejos obtinham maior destaque e avaliar sua proximidade com escolas da rede pública do município ou do estado. Após esta verificação da festa em seus detalhes e contexto urbano e cultural, constatou-se a representatividade patrimonial do evento, justificando o registro da Festa como a primeira manifestação do patrimônio imaterial da cidade.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).