EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O ESTUDO DA CIDADE E DO URBANO EM SÃO GONÇALO: ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM DOS DOCENTES E DISCENTES
Resumo
A cidade, enquanto organização espacial nos fornece múltiplas
leituras do espaço vivido, da territorialidade, do lugar do cidadão e
das paisagens impressas da sociedade. Pensar como ensinar a cidade e o
urbano possibilitam aos professores e aos alunos reconstruírem sua
própria espacialidade, tomando consciência espacial dos aspectos sociais
e físicas que são próprias da cidade onde vivem. Este artigo teve como
objetivo analisar a relação de ensinar e de aprender sobre a cidade de
São Gonçalo por alunos e professores de geografia dos Ensinos
Fundamental II e Médio da rede pública, desenvolvido dentro do projeto
de ensino público financiado pela FAPERJ. Assim, desenvolver
conjuntamente, atividades que promovam a discussão sobre a importância
da cidade de São Gonçalo como um objeto de estudo, é possibilitar a
compreensão das práticas sociais dos estudantes. Desta maneira, a
orientação metodológica utilizada foi a pesquisa ação, por meio das
ações realizadas pelos sujeitos do processo de ensino e aprendizagem.
Como resultados finais, percebe-se que a partir da apresentação de
algumas atividades de aprendizagens construídas ao longo da pesquisa
possibilitaram aproximar os conteúdos dos estudantes de sua realidade,
envolvendo conteúdos como de cartografia, de relevo, dentre outros
propiciando uma leitura espacial da cidade.
Texto completo:
84-100DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2016.21441
ISSN: 1980-4490