Análise das áreas suscetíveis a inundações na bacia do rio Forquilhas, São José/SC

  • Francielle da Silva Cardozo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Divisão de Sensoriamento Remoto (DSR/INPE)
  • Maria Lúcia de Paula Herrmann Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Geociências (UFSC/CFH/GCN)
  • Gabriel Pereira Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Divisão de Sensoriamento Remoto (DSR/INPE)
Palavras-chave: Desastres Naturais, Áreas Suscetíveis a Inundações, bacia do rio Forquilhas, Expansão Urbana, Impactos Ambientais.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal analisar as áreas suscetíveis a inundações da bacia do rio Forquilhas, localizada no município de São José, Santa Catarina. Entrevistas concedidas pelos moradores da área de estudo a respeito das marcas de água foram utilizadas para determinar a altura das inundações, sendo posteriormente inseridas no mapa planialtimétrico, com curvas de nível a cada metro, sendo que o mapa final foi dividido em 5 classes de suscetibilidade (muito baixa, baixa, média, alta e muito alta). Assim, os resultados das análises mostram que a área inundável da bacia do rio Forquilhas é de aproximadamente 6 km², abrangendo 1.576 domicílios e 5.515 residentes, espacialmente distribuídos pelas diferentes classes de suscetibilidade, representando 17,67% do total da área de estudo e 20,25% da população total.

Downloads

Biografia do Autor

Francielle da Silva Cardozo, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Divisão de Sensoriamento Remoto (DSR/INPE)


Mestre pelo Departamento de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/CFH/GCN)  e Bolsista PCI/DTI/7D pela Divisão de Sensoriamento Remoto, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (DSR/INPE)

Maria Lúcia de Paula Herrmann, Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Geociências (UFSC/CFH/GCN)
Professora Doutora do Departamento de Pós-Graduação em Geografia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Universidade Federal de Santa Catarina
Gabriel Pereira, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Divisão de Sensoriamento Remoto (DSR/INPE)
Doutorando pela Divisão de Sensoriamento Remoto, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (DSR/INPE)
Publicado
2010-04-30
Como Citar
Cardozo, F., Herrmann, M. L., & Pereira, G. (2010). Análise das áreas suscetíveis a inundações na bacia do rio Forquilhas, São José/SC. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (27), 33-46. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2010.74153
Seção
Artigos