A RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA COMO ELEMENTO PARA A FORMAÇÃO HUMANA: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural
Resumo
THE RELATIONSHIP BETWEEN THE FAMILY AND THE SCHOOL AS AN ELEMENT FOR HUMAN FORMATION: contributions of Historical-Cultural Psychology
LA RELACIÓN ENTRE LA FAMILIA Y LA ESCUELA COMO ELEMENTO PARA LA FORMACIÓN HUMANA: contribuciones de la Psicología Histórico-Cultural
Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa teórica e bibliográfica que objetivou compreender e aprofundar os estudos sobre a importância da relação entre família e escola e como tal relação se articula na sociedade contemporânea. Assim, busca refletir acerca dos múltiplos aspectos que influenciam as relações familiares e como isto reflete na formação de crianças e adolescentes e em seu processo educacional na sociedade contemporânea. Este estudo tem como fundamento a Psicologia Histórico-Cultural e buscou, a partir de autores como Vygotsky, Leontiev e continuadores, analisar de que forma a relação entre a família e a escola se articula nesta sociedade, considerando as características de uma sociedade capitalista, como o aspecto individualizante que se contrapõe a um modelo coletivo. Nesta perspectiva, é fundamental refletir sobre o modelo hegemônico de família, construído socialmente, que se constitui em um núcleo formado por pai, mãe e filhos, e a existência, na contemporaneidade, de diversos formatos de família e como isso pode influenciar nas relações estabelecidas no contexto escolar. Deve-se considerar também a importância da educação escolar para a formação humana, uma vez que o indivíduo se torna humano a partir da apropriação da cultura produzida pelo conjunto dos homens, aspecto fundamental destacado pela psicologia histórico-cultural. Ressalta-se que a família é o primeiro ambiente formativo que media a relação entre a criança e o mundo e se constitui como fundamental para a formação do psiquismo da criança, em sua unidade afetivo-cognitiva. Foi possível perceber que frente a concepções individualistas e culpabilizantes propagadas no contexto social contemporâneo, há uma tendência a naturalizar as relações familiares e a conduta de crianças e adolescentes no espaço escolar. Isso evidencia um cenário de estigmas sociais e sofrimento humano para as famílias frente às dificuldades vividas pelos filhos no ambiente escolar e frente às cobranças feitas pelos profissionais da escola. Percebe-se que, com o empobrecimento da educação escolar e dos resultados que ela alcança, a formação humana que daí resulta também se apresenta empobrecida.
Palavras-chave: Famílias; Psicologia; Educação; Formação Humana.
ABSTRACT
This
article presents some results of a theoretical and bibliographical
research that aimed to understand and deepen the studies about the
importance of the relationship between family and school and how this
relationship is articulated in contemporary society. Thus, it seeks to
reflect on the multiple aspects that influence family relationships and
how this reflects on the formation of children and adolescents and their
educational process in contemporary society. This study is based on
Historical-Cultural Psychology and sought, from authors such as
Vygotsky, Leontiev and followers, to analyze how the relationship
between family and school is articulated in this society, considering
the characteristics of a capitalist society, such as the individualizing
aspect that opposes a collective model. In this perspective, it is
fundamental to reflect on the hegemonic model of the socially
constructed family, which consists of a nucleus formed by father, mother
and children, and the existence, in the contemporaneity, of several
family forms and how this can influence established relations in the
school context. One should also consider the importance of school
education for human formation, since the individual becomes human from
the appropriation of the culture produced by all men, a fundamental
aspect highlighted by historical-cultural psychology. It is emphasized
that the family is the first formative environment that mediates the
relation between the child and the world and is constituted as
fundamental for the formation of the psyche of the child, in its
affective-cognitive unity. It was possible to perceive that in front of
individualistic and guilty conceptions propagated in the contemporary
social context, there is a tendency to naturalize the family relations
and the conduct of children and adolescents in the school space. This
shows a scenario of social stigmas and human suffering for families
facing the difficulties experienced by their children in the school
environment and in front of the charges made by school professionals. It
can be seen that, with the impoverishment of school education and the
results it achieves, the resulting human education is also impoverished.
Keywords: Families; Psychology; Education; Human Formation.
RESUMEN
Este
artículo presenta algunos resultados de una investigación teórica y
bibliográfica que objetivó comprender y profundizar los estudios sobre
la importancia de la relación entre familia y escuela y como tal
relación se articula en la sociedad contemporánea. Así, busca
reflexionar acerca de los múltiples aspectos que influencian las
relaciones familiares y cómo esto refleja en la formación de niños y
adolescentes y en su proceso educativo en la sociedad contemporánea.
Este estudio tiene como fundamento la Psicología Histórico-Cultural y
buscó, a partir de autores como Vygotsky, Leontiev y continuadores,
analizar de qué forma la relación entre la familia y la escuela se
articula en esta sociedad, considerando las características de una
sociedad capitalista, como el aspecto individualizante que se contrapone
a un modelo colectivo. En esta perspectiva, es fundamental reflexionar
sobre el modelo hegemónico de familia, construido socialmente, que se
constituye en un núcleo formado por padre, madre e hijos, y la
existencia, en la contemporaneidad, de diversos formatos de familia y
cómo esto puede influir en las relaciones establecidas en el contexto
escolar. Se debe considerar también la importancia de la educación
escolar para la formación humana, una vez que el individuo se vuelve
humano a partir de la apropiación de la cultura producida por el
conjunto de los hombres, aspecto fundamental destacado por la psicología
histórico-cultural. Se resalta que la familia es el primer ambiente
formativo que media la relación entre el niño y el mundo y se constituye
como fundamental para la formación del psiquismo del niño en su unidad
afectivo-cognitiva. Fue posible percibir que frente a concepciones
individualistas y culpabilizantes propagadas en el contexto social
contemporáneo, hay una tendencia a naturalizar las relaciones familiares
y la conducta de niños y adolescentes en el espacio escolar. Esto
evidencia un escenario de estigmas sociales y sufrimiento humano para
las familias frente a las dificultades vividas por los hijos en el
ambiente escolar y frente a las cobranzas hechas por los profesionales
de la escuela. Se percibe que, con el empobrecimiento de la educación
escolar y de los resultados que ella alcanza, la formación humana que de
ello resulta también se presenta empobrecida.
Palabras clave: Familias; Psicología; La Educación; Formación Humana.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p133-148
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ISSN 2446-6549
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