Práticas pedagógicas em geografia na perspectiva da pedagogia da alternância
Resumo
Considerando que a Geografia vai além dos conteúdos construídos em sala de aula, é fundamental proporcionar situações de aprendizagem que valorizem as referências dos estudantes quanto ao espaço vivido. Estas referências emergem das suas experiências e textualizações diárias, na qual, articular o conteúdo às coisas concretas da vida do aluno, se torna um desafio do ensino de Geografia, sendo fundamental aplicar uma prática pedagógica em que a realidade vivenciada pelo aluno em sua família e comunidade seja uma peça de reflexão para ampliar a aprendizagem no âmbito escolar. Nisto a proposta educacional da Pedagogia da Alternância, está imbricada desde a sua origem na vinculação entre os saberes institucionais, científicos e os saberes populares e/ou de senso comum, onde através das suas especificidades, busca desenvolver um trabalho capaz de valorizar os sujeitos do campo, tendo uma visão mais integrada do espaço/tempo e seus valores, alternando o processo educativo entre o espaço escolar e o espaço sócio profissional familiar e comunitário, com elementos pedagógicos próprios e específicos para esta dinâmica. Realizado com base em pesquisa bibliográfica, e na experiência acumulada em geografia e na Pedagogia da Alternância, o presente texto tem como objetivo compreender o sistema da Pedagogia da Alternância, bem como elencar práticas pedagógicas em geografia nesta perspectiva, caracterizando de forma mais sucinta uma análise a partir da relação espaço/tempo envolvendo escola, família e comunidade.
Palavras – Chave: Pedagogia da Alternância; pratica pedagógica, geografia, espaços, saberes.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).