Práticas pedagógicas em geografia na perspectiva da pedagogia da alternância

  • Ildranis Laquini Moro UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Resumo

 Considerando que a Geografia vai além dos conteúdos construídos em sala de aula, é fundamental proporcionar situações de aprendizagem que valorizem as referências dos estudantes quanto ao espaço vivido. Estas referências emergem das suas experiências e textualizações diárias, na qual, articular o conteúdo às coisas concretas da vida do aluno, se torna um desafio do ensino de Geografia, sendo fundamental aplicar uma prática pedagógica em que a realidade vivenciada pelo aluno em sua família e comunidade seja uma peça de reflexão para ampliar a aprendizagem no âmbito escolar. Nisto a proposta educacional da Pedagogia da Alternância, está imbricada desde a sua origem na vinculação entre os saberes institucionais, científicos e os saberes populares e/ou de senso comum, onde através das suas especificidades, busca desenvolver um trabalho capaz de valorizar os sujeitos do campo, tendo uma visão mais integrada do espaço/tempo e seus valores, alternando o processo educativo entre o espaço escolar e o espaço sócio profissional familiar e comunitário, com elementos pedagógicos próprios e específicos para esta dinâmica. Realizado com base em pesquisa bibliográfica, e na experiência acumulada em geografia e na Pedagogia da Alternância, o presente texto tem como objetivo compreender o sistema da Pedagogia da Alternância, bem como elencar práticas pedagógicas em geografia nesta perspectiva, caracterizando de forma mais sucinta uma análise a partir da relação espaço/tempo envolvendo escola, família e comunidade.

 

Palavras – Chave: Pedagogia da Alternância; pratica pedagógica, geografia, espaços, saberes.

Biografia do Autor

Ildranis Laquini Moro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
GEOGRAFIA AGRÁRIA E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA
Publicado
27/11/2016
Como Citar
MORO, Ildranis Laquini. Práticas pedagógicas em geografia na perspectiva da pedagogia da alternância. Geosaberes, Fortaleza, v. 7, n. 13, p. 123 - 136, nov. 2016. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/319>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Pedagogia da Alternância; pratica pedagógica, geografia, espaços, saberes.