ALÉM DO QUE SE VÊ: O DESENHO DE ALUNOS CEGOS COMO FORMA DE REPRESENTAÇÃO DE SUAS IMAGENS MENTAIS
Resumo
Neste artigo é apresentado um recorte da dissertação de mestrado
intitulada “O estudo da organização e representação espacial de alunos
cegos para o ensino de conceitos cartográficos”. O objetivo é apresentar
a experiência vivenciada durante a coleta de dados por meio dos
desenhos. O público-alvo foram seis alunos cegos do 7° ano do Instituto
São Rafael. O procedimento teórico-metodológico teve como base a
Perspectiva Sociocultural. Os dados foram coletados individualmente e
utilizou-se uma folha A4 e uma caneta 0.7 milímetros como material de
apoio. Os resultados indicaram que em suas representações, os sujeitos
utilizaram a distância funcional, organização configuracional, relações
espaciais entre os objetos e informações atributivas. Esses conceitos
podem ser utilizados para mediar alguns conceitos cartográficos.
Conclui-se que é importante trabalhar com locais próximos ao cotidiano
dos educandos cegos e partir de situações problemas que os instiguem a
refletir sobre as relações espaciais entre os objetos.