A utilização do tempo-espaço-mobilidade sagrados na festa/procissão ao Nosso Senhor Dos Passos em São Cristóvão-Sergipe
Resumo
O artigo aborda as comemorações ao Senhor dos Passos na cidade de São Cristóvão, em Sergipe, que tradicionalmente se transforma em um ponto de hierofania, analisando a Festa ao Nosso Senhor dos Passos focada no espaço/tempo/mobilidade especiais para os sãocristovenses e peregrinos. A pesquisa qualitativa com aporte bibliográfico, documental e de campo, constante de observações in loco e entrevistas auxiliaram nas análises sobre esse universo religioso popular. Nesse âmbito, a “festa” é analisada com ênfase na reconfiguração da cidade em lugar sagrado, com seu deslocamento espaço-temporal para a dimensão do sofrimento de Cristo em seus últimos momentos, assim como dos peregrinos ao lugar sagrado.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).