A utilização do tempo-espaço-mobilidade sagrados na festa/procissão ao Nosso Senhor Dos Passos em São Cristóvão-Sergipe

  • Ivan Rêgo ARAGÃO Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Maria Augusta Mundim VARGAS Universidade Federral de Sergipe

Resumo

O artigo aborda as comemorações ao Senhor dos Passos na cidade de São Cristóvão, em Sergipe, que tradicionalmente se transforma em um ponto de hierofania, analisando a Festa ao Nosso Senhor dos Passos focada no espaço/tempo/mobilidade especiais para os sãocristovenses e peregrinos. A pesquisa qualitativa com aporte bibliográfico, documental e de campo, constante de observações in loco e entrevistas auxiliaram nas análises sobre esse universo religioso popular. Nesse âmbito, a “festa” é analisada com ênfase na reconfiguração da cidade em lugar sagrado, com seu deslocamento espaço-temporal para a dimensão do sofrimento de Cristo em seus últimos momentos, assim como dos peregrinos ao lugar sagrado.

Biografia dos Autores

Ivan Rêgo ARAGÃO, Universidade Federal de Sergipe - UFS
Mestre em Cultura e Turismo (UESC); Grupo de Pesquisa Sociedade & Cultura (NPGEO/UFS).
Maria Augusta Mundim VARGAS, Universidade Federral de Sergipe
Doutora em Geografia; Profa. voluntária do Núcleo de Pós-Graduação em Geografia (NPGEO);Coordenadora do grupo de pesquisa Sociedade & Cultura (NPGEO/UFS).
Publicado
06/12/2014
Como Citar
ARAGÃO, Ivan Rêgo; VARGAS, Maria Augusta Mundim. A utilização do tempo-espaço-mobilidade sagrados na festa/procissão ao Nosso Senhor Dos Passos em São Cristóvão-Sergipe. Geosaberes, Fortaleza, v. 5, n. 10, p. 87-100, dez. 2014. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/240>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Seção
REFLEXÕES PATRIMONIAIS

Palavras-chave

Festa/Procissão; Sagrado-Profano; Espaço-Tempo-Mobilidade; Nosso Senhor dos Passos.