Feiras e Mercados Municipais em Bocaiúva (MG) e Montes Claros (MG): O Empoderamento das Mulheres Agricultoras
Resumo
As feiras e os mercados municipais no Norte de Minas são locais onde são manifestas relações culturais. Há o entrelaçamento entre o urbano e o rural por meio dos produtos comercializados e do contato entre os agricultores familiares e a população urbana. Para as agricultoras familiares dos municípios de Montes Claros (MG) e Bocaiúva (MG), a feira, nesses mercados, não só possibilita o ganho financeiro, mas também são locais de socialização de seus saberes e de qualidade de vida. A maioria das mulheres agricultoras que participa das feiras relata estar satisfeita com a comercialização de seus produtos nesses espaços e que não troca essa atividade por um trabalho na cidade com carteira assinada. Assim, este trabalho objetiva verificar o acesso das mulheres rurais aos mercados e feiras como forma de construção de sua identidade social.
Downloads
Copyright (c) 2017 Ana Ivania Alves Fonseca, Silviane Gasparino Costa, Genilda do Rosário Alves Lima Vieira, Sanndy Maria Gonçalves Galdino
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).