Currículo e ensino de geografia no estado do Rio de Janeiro / Curriculum and teaching of geography in the state of Rio de Janeiro - DOI: 10.5752/P.2318-2962.2014v24n41p86
Resumo
O presente trabalho realizou uma breve análise sobre a política de governo fluminense que instituiu em suas escolas o currículo mínimo, com ênfase na construção do currículo de geografia. Também reconstituiu os percalços que a educação brasileira sofreu nas últimas décadas e as tentativas políticas recentes de reverter o atraso e melhorar a qualidade da educação básica no Brasil. Partindo de uma estratégia metodológica teórica-descritiva, baseou-se em documentos e experiências de professores participantes do projeto, concluindo que o mesmo se configurou em uma medida paliativa sem grandes resultados para a melhora da educação estadual.
Palavras-chave: Currículo, Geografia, Políticas Públicas, Educação.
Abstract
This paper made a brief analysis on government policy in Rio establishing their schools the minimum curriculum, with emphasis on the construction of the geography curriculum. Also reconstituted the mishaps that the Brazilian education has in recent decades and the recent political attempts to reverse the delay and improve the quality of basic education in Brazil. From a theoretical-methodological strategy descriptive, based on documents and experiences of teachers participating in the project, concluding that it was configured in a palliative measure without great results to improve education statewide.
Keywords: Curriculum, Geography, Public Policies, Education.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2014v24n41p86
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