Transporte e eqüidade: ampliando o conceito de sustentabilidade pelo estudo de caso de Brasília
Resumo
É sabido que sistemas de transporte baseados no automóvel privado
não são sustentáveis. Apesar disso, a maioria dos países desenvolvidos e
em desenvolvimento estão enfrentando um aumento nas taxas de
motorização, com conseqüente diminuição no número de pessoas que
utilizam transporte público, bicicletas e andam a pé. A desconexão entre
o planejamento de transportes e a sustentabilidade afetam muitos
países, mas é mais devastadora nas cidades dos países em
desenvolvimento. Sistemas de transporte insustentáveis agravam questões
de acesso aos centros urbanos e equidade de oportunidades, não sendo
socialmente sustentáveis. Este artigo explora aspectos da
sustentabilidade social no transporte em Brasília, Brasil, projetada
dentro dos princípios funcionalistas em 1956. Ele também discute os
impactos do transporte na paisagem social da cidade e oferece uma
perspectiva geral da exclusão no transporte em Brasília.
Palavras-chave
sustentabilidade; transporte; eqüidade social; Brasília.
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PDFDOI: https://doi.org/10.1590/8720
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