Evidências de Mudanças Climáticas em Viçosa (MG)
Palavras-chave:
Temperaturas, pluviosidade,
umidade relativa, tendência, testes
estatísticos.
Resumo
Os estudos de mudanças climáticas no Brasil ainda são escassos, muito em função da falta de séries climatológicas de longa duração, confiáveis e com poucas falhas. Em muitas localidades fora dos grandes centros, existem estações meteorológicas com séries históricas superiores a 30 anos, como em Viçosa (MG). Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar o comportamento das temperaturas médias (máximas e mínimas) da superfície do ar, da pluviosidade e da umidade relativa, nas escalas anual e mensal, da região de Viçosa (MG), no período de 1968 a 2015, buscando evidências de mudanças climáticas e ampliando os estudos sobre a climatologia em escala regional no Brasil. As tendências foram avaliadas com a aplicação do Teste de Mann-Kendall e, a causalidade das correlações inversas, com a Análise de Covariância (ANCOVA). Dentre os resultados, verificou-se a progressiva elevação das temperaturas máximas na primavera, verão e outono, e das temperaturas mínimas em praticamente todos os meses do ano. O inverno tem se caracterizado por ser cada vez mais seco e prolongado, ocorrendo aumento das temperaturas na transição para o verão hidrológico (mês de outubro).Downloads
Publicado
2017-12-22
Como Citar
Sanches, F., Fialho, E., & Quina, R. (2017). Evidências de Mudanças Climáticas em Viçosa (MG). Revista Do Departamento De Geografia, 34, 122-136. https://doi.org/10.11606/rdg.v34i0.138581
Edição
Seção
Artigos
Copyright (c) 2017 Fabio de Oliveira Sanches, Edson Soares Fialho, Robson Rodrigues Quina
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).