SOFTWARE PHILCARTO: uma ferramenta para o uso da linguagem cartográfica diginal na escola
Resumo
O ensino da geografia requer diferentes linguagens que contribuam
para a formação de um aluno participativo e crítico, que reconheça a
importância da ciência geográfica para a compreensão do mundo que
habita. Uma dessas linguagens é a cartografia digital, que pode
estimular a inclusão digital dos educandos e proporcionar um maior
interesse e motivação destes em relação à disciplina. Este trabalho tem
como objetivo contribuir para o desenvolvimento da alfabetização
cartográfica, ao apresentar uma proposta de cunho didático baseada num
programa cartográfico gratuito. A experiência aqui relatada utilizou o
software Philcarto em uma oficina escolar no XXIV Congresso Brasileiro
de Cartografia realizado em 2010 na cidade de Aracaju. O programa pode
ser obtido na página do autor na internet, possui versão em língua
portuguesa, sua estrutura é funcional, de uso simples e apresenta
recursos cartográficos e estatísticos que podem ser amplamente
explorados pelo professor e seus alunos. Com base nas experiências com a
utilização do software, verificou-se que o uso do Philcarto apresenta
bons resultados. O programa proporciona a compreensão das representações
cartográficas implicando em um processo de aquisição, pelos alunos, de
um conjunto de conhecimentos e habilidades. O mesmo ainda facilita a
leitura de informações pelos educandos e permite uma maior compreensão
do espaço que apenas alfabetizados cartograficamente podem usufruir.
Palavras-chave: ensino de cartografia, inclusão digital, alfabetização
cartográfica, software Philcarto, oficina
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais
ISSN: 2318-2695