Geotecnologias como metodologias aplicadas ao ensino de geografia: uma tentativa de integração
Resumo
Esse trabalho representa uma tentativa de integração do processo ensino-aprendizagem de geografia utilizando geotecnologias por professores da escola E. E. F. M. Hermino Barroso em Fortaleza, no intuito de estimular o aprendizado dos alunos de ensino fundamental e médio. Os objetivos abordar as tendências e o contexto ensino-apredizagem na geografia e o uso de geotecnologias; apresentar metodologias de análise utilizando geotecnologias no ensino de Geografia; avaliar a tentativa de implantação do projeto de pesquisa de integração entre o ensino de geografia e o uso de geotecnologias na escola, em andamento; e propor caminhos para o ensino-aprendizagem na geografia utilizando geotecnologias, nos níveis fundamental e médio. O primeiro passo para a tentativa de integração do processo ensino-aprendizagem de geografia utilizando geotecnologias já foi dado com a realização das entrevistas, avaliação e aprovação da escola para a realização do projeto.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).