A questão agrária brasileira e moçambicana: semelhanças e diferenciações.
Palavras-chave:
Colonização portuguesa,
Brasil-Moçambique, Questão agrária,
Modernização, Subdesenvolvimento
Resumo
O presente texto busca abordar problemáticas da questão agrária brasileira e moçambicana. Partindo de uma análise da experiência colonial vivida pelos dois países sob o domínio da metrópole portuguesa procura-se traçar um quadro sobre as aproximações e as diferenciações existentes tanto no que diz respeito do desenrolar ao processo colonial pelo qual cada um deles passou quanto às heranças socioeconômicas deixadas em seus respectivos territórios nacionais. Busca-se, sobretudo, apontar que as estruturas do espaço agrário desses países, construídas durante o período de colonização portuguesa, ainda persistem no presente e são responsáveis, em grande medida, pelas condições de subdesenvolvimento encontradas, mesmo que entre eles ocorram algumas diferenciações.Downloads
Publicado
2011-12-30
Como Citar
Alves, V. (2011). A questão agrária brasileira e moçambicana: semelhanças e diferenciações. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (29), 57-74. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2011.74205
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.