Caracterização Geoambiental e Compartimentação Geomorfológica da Serra do Quincuncá e Entorno, Nordeste do Brasil
Resumo
O conhecimento do quadro natural da Serra do Quincuncá, localizada no semiárido brasileiro, foi desenvolvido com a preocupação de contribuir no entendimento da sua compartimentação geomorfológica. No entanto, o caráter integrativo da pesquisa geomorfológica fornece importantes subsídios ao conhecimento da realidade espacial, contribuindo no planejamento ambiental no sentido de encontrar alternativas para melhorar a qualidade de vida das populações locais. O mapeamento das unidades geomorfológicas foi realizado com base em fotointerpretações da textura e rugosidade de conjuntos de formas de relevo que estão associados às principais estruturas geológicas regionais a partir de diversos sensores remotos, imagens do satélite SPOT5 e Modelo Digital de Elevação (MDE). A caracterização do quadro natural foi elaborada a partir de trabalhos de campo entre 2014 e 2016, e interpretação de cartas temáticas em escalas diversas. Foram identificadas duas unidades morfoestruturais (superfícies elevadas e rebaixadas), sendo individualizadas em superfícies morfoesculturais distintas (superfícies de erosão dissecadas em cristas e colinas, superfície aplainada, superfícies tabulares sustentadas por lateritas e superfícies de deposição recente), todas estas esculpidas sob diferentes agentes modeladores exógenos
Downloads
Copyright (c) 2017 Abner Monteiro Nunes Cordeiro, Frederico de Holanda Bastos, Rubson Pinheiro Maia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).