O MEIO TÉCNICO CIENTÍFICO INFORMACIONAL E O USO DO CINEMA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: PROVOCANDO SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
Resumo
O uso do cinema emsala de aula não é novidade, mas mesmo sendo
utilizado há algum tempo isso nãosignifica que é sempre apropriado
corretamente. Muitos professores adotam esterecurso de forma
irresponsável, apenas como uma alternativa por não terpreparado a aula
ou como “passa tempo”. No entanto, apesar de alguns problemasna
utilização deste recurso, ele apresenta potencial enriquecedor da
relaçãoensino aprendizagem. Neste sentido, também há professores que
utilizam o cinemacomo um importante recurso que pode mediar as aulas de
geografia e torná-lasmais interessantes. O cinema, assimcomo outro
recurso didático, deve ser trabalhado como muita responsabilidade,visto
que atualmente ele é um importante formador de opiniões. No mundo atual
adifusão de informações está cada vez mais intensa, mas isso não garante
afidelidade dos dados transmitidos. Sendo assim, é fundamental auxiliar
osalunos na leitura de tal recurso. Analisar filmes em aula pode
promover umaleitura menos superficial do mundo e garantir um avanço no
processo deconstrução de conceitos geográficos. Palavras chave:
cinema,ensino de geografia, aprendizagem, meio técnico científico
informacional.
Texto completo:
41 - 54DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2014.7460
ISSN: 1980-4490