Nas trilhas da educação ambiental: por uma relação renovada com ecossistemas manguezal
Resumo
A problemática ambiental atual resulta de uma sinergia originada na inconformidade das múltiplas interações socioambientais que compõe o ambiente global em função das atividades humanas. Este trabalho transita por saberes diversos vinculados a dimensão ambiental, relacionando-os à importância da conservação dos sistemas naturais na manutenção da boa qualidade ambiental global, abordando os manguezais como exemplo, e o ecossistema manguezal da Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Ceará (RC) como estudo de caso. A APA do RC na divisa das cidades de Fortaleza e Caucaia/CE abriga um ecossistema manguezal sob fortes pressões resultantes de atividades humanas. Manguezais respondem por diversos serviços e funções ambientais, fato que, per si, já seria justificativa suficiente para a proteção. Assim, é sugerida a Educação Ambiental (EA) para trilhar as múltiplas dimensões ambientais em suas interações, em reconhecimento à sua finalidade agregadora e mediadora entre saberes diversos no escopo da justiça socioambiental.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).