Nas trilhas da educação ambiental: por uma relação renovada com ecossistemas manguezal

  • João ANDRADE UFC
  • Fábio de Oliveira MATOS Universidade Federal do Ceará

Resumo

A problemática ambiental atual resulta de uma sinergia originada na inconformidade das múltiplas interações socioambientais que compõe o ambiente global em função das atividades humanas. Este trabalho transita por saberes diversos vinculados a dimensão ambiental, relacionando-os à importância da conservação dos sistemas naturais na manutenção da boa qualidade ambiental global, abordando os manguezais como exemplo, e o ecossistema manguezal da Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Ceará (RC) como estudo de caso. A APA do RC na divisa das cidades de Fortaleza e Caucaia/CE abriga um ecossistema manguezal sob fortes pressões resultantes de atividades humanas. Manguezais respondem por diversos serviços e funções ambientais, fato que, per si, já seria justificativa suficiente para a proteção. Assim, é sugerida a Educação Ambiental (EA) para trilhar as múltiplas dimensões ambientais em suas interações, em reconhecimento à sua finalidade agregadora e mediadora entre saberes diversos no escopo da justiça socioambiental.   

Publicado
03/05/2016
Como Citar
ANDRADE, João; MATOS, Fábio de Oliveira. Nas trilhas da educação ambiental: por uma relação renovada com ecossistemas manguezal. Geosaberes, Fortaleza, v. 7, n. 12, p. 91 - 103, maio 2016. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/525>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Seção
ESTUDOS EDUCATIVOS

Palavras-chave

APA do Rio Ceará; Manguezal; Educação Ambiental.