Ró - Cerrados e Mundo A'uwe Xavante
Resumo
O povo Xavante vive atualmente no estado do Mato Grosso, em nove terras indígenas que são fragmentos de seu território original e ainda guardam a biodiversidade dos cerrados.
As relações do Xavante com os cerrados serão o objeto de discussão deste artigo. Neste sentido é comentado o conceito de Ró, que para os Xavante significa “cerrados, mundo, nossa terra, tudo”, enfim é um complexo que se configura espacialmente por meio de círculos concêntricos que vão desde a aldeia até os cerrados e seus espíritos.
Salienta-se a importância dos cerrados na cosmologia e na visão de natureza desse povo, destaca-se ainda as classificações indígenas das fitofisionomias dos cerrados.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.