A comunicação através da arte: construção da maquete da Serra do Espinhaço Meridional como recurso interdisciplinar e didático
Resumo
Este trabalho é oriundo do projeto de divulgação científica
GAIA (Geociências, Arte, Interdisciplinaridade e Aprendizagem)
que, usando como base os Parâmetros Curriculares Nacionais, construiu
uma maquete da Serra do Espinhaço Meridional voltada para práticas
lúdicas para o Ensino Fundamental e Médio. A maquete representa um
importante recurso de comunicação e forte potencial didático para a
análise integrada da paisagem e compreensão do espaço geográfico num
processo de ensino-aprendizagem, sendo a Cartografia a ciência que
norteia o caminho sobre a importância e os métodos de representação do
espaço. Através de pesquisa bibliográfica e atividades de campo
realizados na porção Meridional da Serra do Espinhaço, foi possível
refletir e desenvolver uma prática pedagógica lúdica não formal e
complementar para o entendimento do espaço geográfico no qual estudantes
do ensino fundamental e médio residem, como é o caso de Diamantina em
relação a Serra. A elaboração da maquete propiciou não só uma importante
noção da abrangência territorial da Serra do Espinhaço Meridional, como
também uma absorção de informações interdisciplinares, devido aos
diferentes elementos nela representados, podendo ser utilizada no ensino
da Geografia além de outras disciplinas em todos os ciclos de ensino.
Palavras-chave
Maquete, Ensino-Aprendizagem, Cartografia
Texto completo:
PDF
