REPERCUSSÕES ESPACIAIS DO PROJETO ARCO NORTE NO DISTRITO DE CAMPO VERDE – ITAITUBA/PA
Resumo
SPACE REPERCUSSIONS OF ARCO NORTE PROJECT IN THE CAMPO VERDE DISTRICT – ITAITUBA/PA
REPERCUSIONES ESPACIALES DEL PROYECTO ARCO NORTE EM EL DISTRITO DE CAMPO VERDE – ITAITUBA/ PA
O presente artigo é fruto do projeto de extensão intitulado “Levantamento socioeconômico das áreas de influência das estações de transbordo de cargas (ETC) no município de Itaituba (PA), distrito de Campo Verde”, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Itaituba, no período de agosto a dezembro de 2015, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itaituba. Esse projeto caracterizou a dinâmica urbana do Distrito de Campo Verde, no município de Itaituba, sudoeste do Estado do Pará, a partir da forte pressão socioambiental exercida pelo projeto logístico de âmbito federal, denominado de “Arco Norte”, traduzido como uma nova rota para o escoamento da produção agrícola (grãos) do Centro-Oeste do país, utilizando a integração de eixos rodoviários, fluviais e ferroviário. Este artigo discute a repercussão espacial dos empreendimentos portuários no distrito de Campo Verde a partir dos dados socioeconômicos coletados pelo projeto, em 253 domicílios. Inicialmente apresenta-se uma caracterização da infraestrutura urbana atual do distrito, através de dados relativos ao saneamento, regularização fundiária, habitação e equipamentos disponíveis, correlacionando a percepção atual dos moradores referente a qualidade de vida. Em segundo momento, segue uma análise sobre ações de planejamento que possam assegurar a permanência de espacialidades construídas e combater a especulação imobiliária, garantindo alguns hábitos que se caracterizem como próprios dos moradores locais.
Palavras-chave: Produção do Espaço Urbano; Impactos Socioeconômicos; Qualidade de Vida.
ABSTRACT
This
article is the result of an extension project titled "Socioeconomic
survey of the areas of influence of cargo transshipment stations (ETC)
in the municipality of Itaituba (PA), district of Campo Verde", carried
out by the Federal Institute of Education, Science and Technology of
Pará (IFPA), Itaituba Campus, in the period of August to December 2015,
in partnership with the Municipality of Itaituba. This project
characterized the urban dynamics of the Campo Verde District, in the
municipality of Itaituba, southwest of the State of Pará, due to the
strong socio-environmental pressure exerted by the federal logistic
project, called "Arco Norte", translated as a new route for the flow of
agricultural production (grain) from the Center-West of the country,
using the integration of road, river and rail. This article discusses
the spatial repercussion of the port enterprises in the district of
Campo Verde from the socioeconomic data collected by the project in 253
households. Initially, a characterization of the current urban
infrastructure of the district is presented through data on sanitation,
land regularization, housing and available equipment, correlating the
current perception of the residents regarding the quality of life.
Secondly, it follows an analysis of planning actions that can assure the
permanence of constructed spaces and combat real estate speculation,
guaranteeing some habits that are characterized as own of the local
residents
Keywords: Production of Urban Space; Socioeconomic Impacts; Quality of Life.
RESUMEN
El
presente artículo es fruto del proyecto de extensión titulado
"Levantamiento socioeconómico de las áreas de influencia de las
estaciones de transbordo de cargas (ETC) en el municipio de Itaituba
(PA), distrito de Campo Verde", realizado por el Instituto Federal de
Educación, Ciencia y Tecnología de Pará (IFPA), Campus Itaituba, en el
período de agosto a diciembre de 2015, en asociación con el
Municipalidad de Itaituba. Este proyecto caracterizó la dinámica urbana
del Distrito de Campo Verde, en el municipio de Itaituba, suroeste del
Estado de Pará, a partir de la fuerte presión socioambiental ejercida
por el proyecto logístico de ámbito federal, denominado "Arco Norte",
traducido como una nueva ruta para el flujo de la producción agrícola
(granos) del Centro-Oeste del país, utilizando la integración de ejes
viales, fluviales y ferroviarios. Este artículo discute la repercusión
espacial de los emprendimientos portuarios en el distrito de Campo Verde
a partir de los datos socioeconómicos recogidos por el proyecto, en 253
domicilios. Inicialmente se presenta una caracterización de la
infraestructura urbana actual del distrito, a través de datos relativos
al saneamiento, regularización agraria, vivienda y equipamientos
disponibles, correlacionando la percepción actual de los habitantes
referente a la calidad de vida. En segundo momento, sigue un análisis
sobre acciones de planificación que puedan asegurar la permanencia de
espacialidades construidas y combatir la especulación inmobiliaria,
garantizando algunos hábitos que se caractericen como propios de los
habitantes locales.
Palabras clave: Producción del Espacio Urbano; Impactos Socioeconómicos; Calidad de Vida.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v4n12p252-263
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
ISSN 2446-6549
INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:
DOAJ | Periódicos CAPES | CLASE | BIBLAT | REDIB | LATINDEX | DIADORIM | SUMÁRIOS.ORG | RCAAP | CROSSREF | Google Scholar | LivRe!| LatinREV | Actualidade Iberoamericana | ResearchBib | OAJI.net | Scilit | DRJI | PBN | Scientific Indexing Services | PKP INDEX | OpenAIRE | Open Science Diretory - EBSCO | AGORA-FAO |Biblioteke Virtual | JIFACTOR | MIAR | JOURNAL FACTOR |