IMPACTOS DA CONVERSÃO DE USO E MANEJO DO SOLO DO CERRADO UTILIZANDO DADOS DE CARBONO TOTAL E ISOTÓPICO
Palavras-chave:
Cerrado, Carbono total e isotópico,
Matéria orgânica do solo, Qualidade do solo,
Uso e manejo da terra.
Resumo
A mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba recoberta originalmente pela vegetação de Cerrado vem sendo fortemente desmatada por ser uma área pioneira de expansão do agronegócio. Dentre as várias modificações ambientais relacionadas ao desmatamento destacam-se a erosão e os desequilíbrios nos estoques e na natureza das fontes de carbono. Resultados das análises de carbono total (Ctotal) e carbono isotópico de quatro categorias de uso – remanescente de cerrado arbóreo, rotação de soja e milho em sistema de plantio direto, pastagem manejada e pastagem degradada – revelaram que a conversão de uso e manejo provocaram mudanças importantes na natureza e no teordo carbono do solo. Os resultados apresentados podem podem servir como importantes indicadores de impactos ambientais quando ecossistemas naturais são convertidos em sistemas agropecuários sem adoção de manejo adequado.Downloads
Publicado
2013-04-30
Como Citar
Resende, T., & Rosolen, V. (2013). IMPACTOS
DA CONVERSÃO DE USO E MANEJO DO SOLO DO CERRADO UTILIZANDO DADOS DE
CARBONO TOTAL E ISOTÓPICO. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (33), 39-52. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.74300
Edição
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.