PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO DO CAMPO: DA INVASÃO À OCUPAÇÃO CULTURAL PARA A LIBERDADE / PAULO FREIRE AND FIELD EDUCATION: THROUGH INVASION TO THE CULTURAL OCCUPATION FOR FREEDOM
Resumo
Há um movimento mobilizador que na atualidade vem despertando a
atenção de vários setores da sociedade, dentre eles a universidade, esse
movimento se chama: Educação do Campo. No entanto, a partir da luta dos
trabalhadores rurais, em muitos casos organizados em seus movimentos
sociais e sindicais, há a necessária contextualização do conceito em
construção da educação pensada a partir dos interesses dessa classe
trabalhadora. É nesse intuito que o presente artigo e as reflexões que
nele constam, a partir da tese de doutorado em Educação em andamento, o
pensamento e a reflexão teórica contida nos escritos do educador Paulo
Freire ajudam a desmistificar e distinguir projetos educacionais do
campo e para o campo, rumo à garantia dos direitos sociais, dentre eles a
educação, e o reconhecimento do campo enquanto território e não somente
local da produção.