A orientação como mediação pedagógica para formação de professores de geografia

  • Francisco Kennedy Silva dos SANTOS Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Este artigo resulta de uma investigação que teve por objeto as aprendizagens de docentes produzidas com base na orientação à monografia ou trabalho de conclusão de curso em curso de Geografia. O estudo parte da concepção de que a atividade docente de orientação exige uma integração entre saber ensinar e saber pesquisar e circunscreve-se no seguinte problema: Qual a racionalidade que movimenta o trabalho docente do professor de ensino superior que orienta Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área de Geografia para efetivação do ensino e pesquisa no âmbito da ação docente? Tal debate se inscreve na literatura que aborda a relação do professor com a pesquisa e o trabalho de orientação como mediação pedagógica (ANDRÉ, 2006; DEMO, 2003; LUDKE e OLIVEIRA, 2009; entre outros). A investigação baseou-se na abordagem qualitativa com referencial metodológico na etnometodologia.  A pesquisa contou com a colaboração de 18 professores, sendo 16 do curso de Geografia e dois do curso de Pedagogia da UFPE. Os procedimentos utilizados foram: questionários e entrevistas. Os resultados reafirmam a tese de que as estratégias desenvolvidas na orientação revelam a prática e a experiência como campo pedagógico de aprendizagem e servem como suporte para o desenvolvimento da ação docente.
Publicado
27/02/2014
Como Citar
SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos. A orientação como mediação pedagógica para formação de professores de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 4, n. 8, p. 79-86, fev. 2014. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/215>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Seção
ESTUDOS EDUCATIVOS

Palavras-chave

Ensino; Formação de Professores; Aprendizagem Docente