COMO FAZER NA PRÁTICA PEDAGÓGICA? EM BUSCA DE UMA CONCILIAÇÃO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM
Resumo
A educação escolar deve ser concebida como uma prática social,
que possui um papel especifico atribuído pela sociedade: à socialização
do saber sistematizado. Contudo, a realização efetiva desta importante
tarefa é questionável, na medida que se verifica na escola a existência
de ações que ao invés de oferecerem ao aluno um ensino de qualidade,
promove preconceitos e reforçam desigualdades. Estas características
que podem ser observadas não só nos índices de reprovações e na evasão
escolar, mas também na formação inadequada dos alunos, comprometem um
dos objetivos da educação: a formação do cidadão crítico. Com efeito,
embora, não seja este, o único objetivo da educação, uma vez que esta
não está imune aos conflitos e interesses dos diferentes segmentos
sociais, entende-se que se torna necessário buscar caminhos para uma
educação voltada à transformação social, ou seja, a superação desta
sociedade desigual. É fato que a educação escolar sozinha, não é "o
remédio" para as mazelas da sociedade, mas não se pode negar a
contribuição fundamental que esta pode oferecer aqueles indivíduos
desprovidos materialmente, que representam a maior parcela da população,
se cumprir o seu papel social e garantir a todos um ensino de
qualidade que resulte numa aprendizagem significativa e sólida dos
conhecimentos produzidos historicamente pela sociedade. Para tanto, é
necessário que haja uma preocupação do educador com relação ao processo
de ensino-aprendizagem, que não pode ser mecânico, mas uma ação
recíproca que envolva o contexto social escolar e não somente o
interior da sala de aula.
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PDFRevista Formação (Online). ISSN: 1517-543X. E-ISSN: 2178-7298
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