Identificação da cobertura vegetal em áreas urbanas por meio de produtos de sensoriamento remoto e de um Sistema de Informação Geográfica
Resumo
O objetivo deste estudo é identificar a cobertura vegetal em áreas urbanas. A área de estudo é a microbacia do Ribeirão das Pedras, localizada no setor norte do município de Campinas (SP). Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados dados cartográficos e imagens obtidas pelo sensor TM LANDSAT (bandas, 3, 4 e 5) e SPOT (banda pancromática). Os dados orbitais foram submetidos a rotina de fusão de imagens e classificação de padrões e, posteriormente, combinados com os mapas de área urbana. Os resultados demonstram um estreito relacionamento entre a densidade de cobertura vegetal e a renda familiar da população residente na área.
Downloads
Copyright (c) 2011 Ailton Luchiari
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).