DIÁLOGOS ENTRE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E A CRISE EDUCACIONAL BRASILEIRA: aprendizado, redes sociais e desejos maquínicos
Resumo
DIALOGUES BETWEEN PSYCHOLOGY OF EDUCATION AND THE BRAZILIAN EDUCATIONAL CRISIS: learning, social networks and machinic desires
DIÁLOGO ENTRE PSICOLOGÍA DE LA EDUCACIÓN Y CRISIS EDUCATIVA BRASILEÑA: aprendizaje, redes socialies y los deseos maquínicos
O presente artigo pretende realizar um diálogo entre aspectos da crise educacional brasileira a partir da Psicologia da Educação. Nosso recorte teórico tem como objetivo debater acerca da relação desejo e aprendizado na lógica psicanalítica e a relação entre experiência e aprendizado na Escola Nova e como o desenvolvimento do capitalismo e suas razões ideológicas sobre estes elementos contribui para a permanência do cenário crítico dos processos educacionais brasileiros. Compreende-se que estes aspectos são apenas um recorte e com esta discussão consideramos que este trabalho intenciona somar as discussões já estabelecidas no eixo capitalismo e educação. Nosso método de trabalho será a discussão racional sobre os objetos analisados, compondo uma reflexão bibliográfica e factual, com posição multireferencial, tecendo assim alinhavos teóricos e práticos sobre os objetivos dialogais. Chegamos à conclusão de que o elemento do desejo e do aprendizado por experiências são orientados na contemporaneidade pela ideologia capitalista e que a escola e seus pesquisadores devem debater estas questões na sua prática, leituras e escritas e este artigo é a fala de um professor e pesquisador que se intenciona somar as demais.
Palavras-chave: Psicologia da Educação; Crise Educacional; Aprendizagem.
ABSTRACT
This
article intends to conduct a dialogue between aspects of the brazilian
educational crisis based on the Psychology of Education. Our theoretical
clipping aims to discuss the relation between desire and learning in
psychoanalytic logic and the relation between experience and learning in
the New School and how the development of capitalism and its
ideological reasons on these elements contributes to the permanence of
the critical scenario of Brazilian educational processes. It is
understood that these aspects are only a cut and with this discussion we
consider that this work intends to add the already established
discussions in the axis capitalism and education. Our method of work
will be the rational discussion about the objects analyzed, composing a
bibliographical and factual reflection, with a multireferential
position, thus weaving theoretical and practical tacks on the dialogical
objectives. We come to the conclusion that the element of desire and
learning by experience are oriented contemporaneously by the capitalist
ideology and that the school and its researchers should debate these
questions in their practice, readings and writings and this article is
the talk of a teacher and researcher that it intends to add the others.
Keywords: Psychology of Education; Educational Crisis; Learning.
RESUMEN
Este
artículo tiene la intención de mantener un diálogo entre los aspectos
de la crisis de la educación brasileña de la Psicología de la Educación.
Nuestro marco teórico tiene como objetivo discutir sobre la relación
deseo y el aprendizaje en la lógica psicoanalítica y la relación entre
la experiencia y el aprendizaje en la New School y el desarrollo del
capitalismo y su ideología sobre estos elementos contribuyen a la
permanencia del escenario crítico de los procesos educativos brasileños .
Se entiende que estos aspectos son sólo un corte y con esta discusión
que consideran que este trabajo tiene la intención de añadir las
discusiones ya establecidos en el eje capitalismo y la educación.
Nuestro método de trabajo es la discusión racional de los objetos
analizados, creando un reflejo bibliográfica y de hecho, la posición
multirreferencial, tejiendo hilvanado teóricos y prácticos sobre los
objetivos dialógicais. Llegamos a la conclusión de que el deseo del
elemento y el aprendizaje a través de experiencias están orientadas en
la actualidad por la ideología capitalista y que la escuela y sus
investigadores deben analizar estas cuestiones en su práctica, la
lectura y la escritura y este artículo es el discurso de un profesor e
investigador que pretende añadir otros.
Palavras clave: Psicología de la Eduación; Crisis Educativa; Aprendizaje.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p266-279
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
ISSN 2446-6549
INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:
DOAJ | Periódicos CAPES | CLASE | BIBLAT | REDIB | LATINDEX | DIADORIM | SUMÁRIOS.ORG | RCAAP | CROSSREF | Google Scholar | LivRe!| LatinREV | Actualidade Iberoamericana | ResearchBib | OAJI.net | Scilit | DRJI | PBN | Scientific Indexing Services | PKP INDEX | OpenAIRE | Open Science Diretory - EBSCO | AGORA-FAO |Biblioteke Virtual | JIFACTOR | MIAR | JOURNAL FACTOR |