A BNCC PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: A PROPOSTA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E DA INTERDISCIPLINARIDADE
Resumo
Este artigo procura explanar as implicações do uso da
terminologia Ciências Humanas para o ensino de Geografia, conforme a
proposta da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2016), posta
como novo rumo curricular para a educação brasileira. Nessa acepção,
surgem alguns questionamentos: quais seriam as razões para se colocar a
disciplina escolar de Geografia em conjunto com as ciências humanas? Em
que medida a interdisciplinaridade explica essa relação? E, como tal
orientação poderá intervir na formação de professores? Dito isso,
organizou-se os seguintes objetivos: compreender como se deu a
construção de um projeto de educação geográfica nacional e as relações
com a BNCC, e analisar a proposta do ensino de Geografia nas Ciências
Humanas e as possíveis consequências para a formação inicial de
professores. Para tanto, recorreu-se à leitura de documentos elaborados
pelo MEC e à visão de Foucault (1999) e Santos Boaventura (2010) sobre
Ciências Humanas, bem como à interpretação de alguns autores que
discutem questões referentes ao currículo e ao ensino de Geografia. Como
resultados, elaborou-se uma reflexão a respeito da necessidade de
manter a disciplina de Geografia com sua respectiva identidade escolar,
de a interdisciplinaridade ser melhor compreendida para sua efetivação
em ambiente escolar e de a formação de professores desempenhar o papel
fundamental em orientar os futuros professores a atuarem como
profissionais do ensino de Geografia, como disciplina escolar.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2018v12n1.38216
ISSN: 1982-3878




