REFORMA AGRÁRIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO GOVERNO LULA/AGRARIAN REFORM AND EDUCATION FOR THE COUNTRYSIDE DURING THE LULA ADMINISTRATION
Resumo
Reforma agrária e educação do campo são duas das políticas
públicas realizadas no governo Lula que criaram polêmicas entre o
governo, movimentos camponeses e estudiosos. A polêmica em torno da
política de reforma agrária refere-se aos procedimentos de obtenção de
terras. O governo Lula priorizou a regularização fundiária em detrimento
da desapropriação e parte dos estudiosos não consideram estas terras
como reforma agrária. A polêmica em torno da política de Educação do
Campo refere-se à criação de cursos de pedagogia, agronomia, geografia,
história, jornalismo e direito, em universidades públicas de todo o
país, para beneficiários dos projetos de reforma agrária. Estas
experiências têm sido debatidas e dividido a sociedade sobre os direitos
dos camponeses e indígenas em terem cursos de graduação e de
pós-graduação voltados para o desenvolvimento de seus territórios. Neste
trabalho, na primeira parte, analisamos as diferentes visões e o debate
sobre a polêmica da reforma agrária entre o governo, movimentos e
estudiosos, mapeamos os paradigmas e apresentamos os argumentos das
diferentes conclusões. Na segunda parte, analisamos a origem do Programa
Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, responsável pelos
principais avanços das políticas de Educação do Campo, e apresentamos as
experiências da última década em diferentes áreas do conhecimento.
Demonstraremos detalhadamente os projetos, cursos e produção do
conhecimento realizado pelo PRONERA. Estes dois temas trazem novas
discussões para a melhor compreensão do desenvolvimento territorial no
campo brasileiro.