GEOGRAFIA CULTURAL, JUVENTUDES E ENSINO DE GEOGRAFIA: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS
Resumo
Procuro aqui fazer uma articulação que, apesar de parecer
bastante evidente, nem sempre tem se constituído em preocupação de
geógrafos/as que discutem ensino de Geografia: a discussão sobre
juventudes, as possibilidades de seus estudos na Geografia e o ensino.
Para cumprir esse propósito, penso um texto dividido em três partes
básicas: num primeiro momento falo da história da Geografia Cultura,
apresentando aquela tendência, dentre as muitas presentes hoje nesse
campo, com a qual tenho mais dialogo e que me permite situar a
proposição de uma Geografia das Juventudes. Num segundo momento,
apresento uma reflexão sobre juventudes, seus processos de construção de
grupos culturais, de territórios e suas vivências do espaço urbano. Por
fim, procuro ver as implicações para o ensino de Geografia em se pensar
uma Geografia das Juventudes, com a intenção de apresentar uma proposta de construção de uma Geografia para as Juventudes na escola.
Texto completo:
PDFRevista Formação (Online). ISSN: 1517-543X. E-ISSN: 2178-7298
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